A Atos, empresa global em transformação digital, foi a parceira escolhida pelo Banco Mercantil para conduzir sua jornada de migração para a nuvem utilizando a plataforma Google Cloud. O projeto, firmado em um contrato de cinco anos, representa um investimento significativo e visa transferir toda a infraestrutura de servidores do banco para um ambiente de cloud computing.
“A colaboração com a Atos reforça nosso compromisso em adotar tecnologias de ponta e assegura que nossa transição para a nuvem seja segura, escalável e alinhada às melhores práticas do mercado. Essa parceria destaca nossa visão de futuro, priorizando a entrega de valor aos nossos clientes, parceiros e colaboradores”, afirma Ramon Oliveira, superintendente de TI do Banco Mercantil.
Primeira etapa concluída com sucesso
Ao longo de 12 meses, a primeira fase do projeto foi concluída em dezembro de 2024, com a migração de mais de 750 máquinas virtuais do ambiente VMware local para a nuvem do Google Cloud. Essa etapa utilizou a tecnologia Google Cloud VMware Engine (GCVE), reconhecida por sua capacidade de escalabilidade e segurança.
A operação foi organizada em ondas, garantindo que cada fase fosse planejada e executada com o suporte dos especialistas em nuvem da Atos. “Desde o nosso primeiro contato com o banco, a intenção foi alinhar estratégia e planejamento, permitindo que a instituição elevasse sua maturidade digital e ganhasse mais autonomia na nova plataforma”, explica Fabio Beato, Diretor de Cloud Computing na Atos para a América do Sul.
Foco em segurança e inovação
Com mais de 8,7 milhões de clientes, o Banco Mercantil, que se destaca por atender o público com 50 anos ou mais, busca transformar sua infraestrutura tecnológica para oferecer maior eficiência operacional e uma experiência digital aprimorada aos clientes. A migração para o Google Cloud reflete um compromisso em modernizar operações e centralizar a segurança de dados, proporcionando maior inovação em suas áreas de atuação.
Próximos passos no projeto de migração
Após o sucesso da primeira etapa, o Banco Mercantil se prepara para fases adicionais, que envolverão a migração de 400 a 500 máquinas. Essas etapas serão mais complexas e exigirão maior planejamento e execução a longo prazo, novamente com o suporte da Atos.
“Com a primeira etapa bem-sucedida, refletimos o compromisso de ambas as partes em garantir uma transição segura e eficiente, impulsionando a transformação digital de forma ainda mais estratégica para uma experiência única aos clientes e colaboradores do banco”, conclui Beato.