A BluePex, desenvolvedora brasileira de soluções em cibersegurança, disponibilidade e compliance, anunciou a aquisição da Winco, uma empresa tradicional do setor com sede em São Caetano do Sul (SP). A compra, que representa a segunda aquisição da BluePex em menos de 60 dias, ampliará em 50% sua carteira de clientes, consolidando a companhia como uma líder no segmento de segurança digital para médias empresas.
Fortalecimento do portfólio de cibersegurança
A Winco, fundada em 1997, é especializada em soluções de Firewall UTM e VPN corporativa em nuvem (Virtual Private Network). A empresa possui uma base sólida de mais de 500 clientes corporativos ativos, o que torna a aquisição estratégica para a BluePex. Com a aquisição, os clientes da Winco terão acesso a novos recursos, como relatórios, alertas e gerenciamento por território, além de poder visualizar todas as soluções contratadas em um único painel, o Cloud Suíte.
De acordo com Jefferson Penteado, CEO e fundador da BluePex, a Winco foi escolhida pela sua linha de Firewall UTM, que complementa as ofertas da BluePex, além de sua tecnologia de VPN em nuvem, uma solução que a BluePex ainda não oferecia. “A Winco traz não apenas produtos consolidados, mas também uma base de clientes robusta composta majoritariamente por médias empresas, que são também o foco da BluePex”, comenta Penteado.
Expansão de clientes e crescimento acelerado
Com a aquisição da Winco, a BluePex amplia sua carteira de clientes para aproximadamente 1.600 clientes ativos, um aumento significativo de 50% em relação à base anterior. Essa expansão fortalece a posição da BluePex como uma das principais empresas de segurança digital focada em proteger médias empresas brasileiras de ameaças cibernéticas.
A aquisição acontece pouco tempo depois da compra dos ativos da SafeCyber, anunciada em dezembro de 2024, e faz parte de uma estratégia de crescimento robusta da BluePex, alinhada ao plano de expansão do fundo KPTL, que investiu na empresa em 2018.
Modelo de negócios baseado em serviços
Após a entrada do fundo KPTL, a BluePex passou por uma transição bem-sucedida, migrando de um modelo de vendas de licenças anuais de sistemas e equipamentos para atuar exclusivamente com software e hardware como serviço. “Desde que migramos para o modelo de serviços, temos crescido em torno de 30% ao ano. Em 2024, ampliamos a receita recorrente em 50% em relação ao ano anterior”, afirma Penteado.
Com a aquisição de novas empresas e o fortalecimento de sua base de clientes, a BluePex planeja continuar sua trajetória de crescimento, com outras aquisições previstas para o decorrer de 2025. “As aquisições nos ajudarão a acelerar ainda mais este processo e reforçam o posicionamento da BluePex como líder no desenvolvimento de produtos de segurança da informação para médias empresas”, conclui o CEO da empresa.