O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito 3) economizou 10% do orçamento de TI ao adotar as ferramentas do Google Workspace em parceria com a Gentrop. A iniciativa reduziu custos operacionais e otimizou a produtividade de seus mais de 110 mil jurisdicionados.
Segundo José Augusto da Silva Júnior, gerente de TI do Crefito 3, a solução trouxe eficiência e segurança: “O diferencial do Google Workspace é a evolução da ferramenta e de seus conceitos: a cada dia uma novidade, uma facilidade maior, um novo negócio”.
Economia e eficiência
Com a integração do Google Meet, o Conselho eliminou gastos com plataformas de videoconferência e reduziu despesas com deslocamentos e hospedagens. “Hoje, já não existem alguns custos graças ao teletrabalho. O serviço de videoconferência que usávamos custava R$ 1 milhão, além de uma manutenção de R$ 250 mil a cada dois anos. Graças ao Google Workspace, esse tipo de gasto foi cortado”, disse José Augusto.
A economia reflete diretamente no orçamento do órgão, que conseguiu reduzir em 10% os custos de TI.
Agilidade no trabalho remoto
A pandemia acelerou a implementação das soluções, promovendo flexibilidade e produtividade. Ferramentas como Google Drive e Google Docs facilitaram o trabalho remoto dos colaboradores.
“Se o colaborador não pode vir ao escritório, ele acessa documentos, participa de reuniões e mantém as atividades. Isso traz muita agilidade e aumenta a produtividade de todos”, completou José Augusto.
Parceria estratégica
A parceria com a Gentrop foi essencial para a adoção eficiente da tecnologia. “Buscamos a parceria justamente no intuito de otimizar nossa orientação a resultados, tornando nossos processos de negócios cada vez mais ágeis e inovadores”, afirmou Raphael Ferris, presidente do Crefito 3.
Alline Antóquio, diretora executiva da Gentrop, ressaltou: “Esta parceria demonstra como a tecnologia pode transformar operações, especialmente em um cenário de mudanças constantes e crescimento acelerado”.
O caso do Crefito 3 reforça o papel da tecnologia na modernização de serviços públicos, demonstrando como a adoção de ferramentas integradas pode gerar economia e eficiência na gestão.













