A Red Hat anunciou o lançamento do Red Hat Connectivity Link, uma solução que promete transformar a gestão de conectividade em ambientes Kubernetes. Projetada para atender organizações de diferentes portes, a ferramenta integra gestão de tráfego avançada e controle baseado em função (RBAC), aprimorando a segurança e o compliance em infraestruturas de TI híbridas.
Uma nova abordagem para gestão em Kubernetes
Com o Red Hat Connectivity Link, equipes de desenvolvimento e engenharia de plataformas podem simplificar a conectividade de aplicações em ambientes Kubernetes, sejam eles únicos ou multi-cluster. A solução permite gerenciar configurações de conectividade e políticas com maior agilidade e visibilidade, consolidando funções de rota de tráfego, segurança e gestão em uma única plataforma nativa no Kubernetes.
Segundo Sarwar Raza, vice-presidente e gerente geral da unidade de negócios de aplicações para desenvolvedores da Red Hat, a ferramenta representa um avanço significativo na jornada tecnológica das empresas.
“A conectividade de aplicações dentro e ao redor de ambientes de infraestrutura é fundamental para desenvolver e escalar cargas de trabalho nativas em nuvem, como aplicações de IA generativa. A partir do Red Hat Connectivity Link, engenheiros de plataforma e desenvolvedores de aplicações podem agilizar as operações, escalar com mais eficiência em vários ambientes e aumentar a segurança e o gerenciamento de compliance em diversas camadas de infraestrutura usando novos padrões nativos da nuvem”, explicou.
Reduzindo a complexidade com uma solução unificada
A crescente adoção de arquiteturas nativas em nuvem, como Kubernetes e containers, trouxe consigo um aumento significativo na complexidade da conectividade. Empresas têm enfrentado dificuldades para gerenciar conexões em ambientes que incluem clusters Kubernetes, data centers e múltiplos provedores de nuvem.
Historicamente, a gestão dessas conexões dependia de múltiplas ferramentas, cada uma com requisitos específicos, o que resultava em configurações complexas e propensas a erros. O Red Hat Connectivity Link, baseado no projeto open source Kuadrant, simplifica esse cenário com uma abordagem integrada que utiliza a API Gateway do Kubernetes e a tecnologia de proxy Envoy. Essa combinação oferece uma experiência coesa e eficiente para gerenciar tráfego de aplicações em clusters únicos ou múltiplos.
Benefícios para usuários do OpenShift
Usuários do OpenShift têm acesso a uma experiência de gerenciamento de conectividade mais consistente e eficiente. Com suporte para orquestradores como Istio e OpenShift Service Mesh, o Red Hat Connectivity Link oferece maior flexibilidade e compatibilidade, atendendo às necessidades de organizações que utilizam ambientes Kubernetes variados.