Os órgãos governamentais no Brasil têm enfrentado um aumento significativo nos ataques cibernéticos. Apenas no primeiro semestre de 2024, o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo Federal (CTIR-Gov) registrou mais de 4,7 mil incidentes, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2023.
Esses ataques têm como objetivo tanto interromper a disponibilidade dos serviços quanto roubar dados sensíveis, frequentemente negociados na deep web. A Trend Micro, líder global em segurança cibernética, também identificou que o setor público foi o terceiro mais visado por ransomware no mesmo período.
Soluções multilayer impulsionam a proteção
Para Patrick Lopes, Sales Engineer da Trend Micro Brasil, o aumento dos ataques está impulsionando uma mudança na forma como o setor público aborda a segurança digital. “Muitos órgãos começaram a entender que o conceito de proteção digital é baseado em camadas, e o antivírus de 10 anos atrás representa apenas 10% de uma arquitetura de segurança cibernética multilayer”, afirma Lopes.
A Trend Micro tem expandido sua atuação em empresas públicas de tecnologia nos âmbitos executivo, judiciário e bancário. Por meio de mapeamento de risco cibernético, a empresa identifica vulnerabilidades nos sistemas e colabora na criação de projetos de proteção mais eficazes. “O mapeamento tornou possível demonstrar às empresas quais são os seus gaps e as fragilidades de segurança, ajudando-as a proteger aplicações e garantir serviços ao cidadão”, explica Lopes.
Visibilidade e automação na defesa contra ameaças
Outra vantagem destacada pela Trend Micro é a ampliação da visibilidade sobre a superfície de ataque. Soluções baseadas em plataformas permitem automatizar a detecção e a resposta a ameaças, reduzir a complexidade operacional e integrar diferentes camadas de segurança.
“Os criminosos vão continuar desenvolvendo novas formas de explorar áreas vulneráveis, aumentando o risco à medida que as empresas adotam novas tecnologias e expandem serviços digitais. Por isso, é essencial que as equipes de TI tenham visibilidade de ponta a ponta”, conclui Patrick Lopes.
A relevância da proteção em multicamadas
Com os ataques cibernéticos se tornando cada vez mais sofisticados, a Trend Micro reforça a necessidade de uma abordagem integrada e em múltiplas camadas para proteger os sistemas governamentais. A empresa segue consolidando sua posição como parceira estratégica no fortalecimento da cibersegurança no setor público brasileiro.