A F5 anunciou o lançamento de um assistente de inteligência artificial (IA) voltado para fortalecer a segurança e a gestão de redes no F5 Distributed Cloud Services. A nova ferramenta permitirá que equipes de segurança (SecOps) e operações de rede (NetOps) consultem a atividade da rede, investiguem eventos críticos e implementem mitigações de forma mais ágil e eficaz.
A chegada dessa solução ocorre em um momento de crescente complexidade na infraestrutura digital das empresas. De acordo com o relatório 2024 State of Application Strategy, da própria F5, 88% das organizações adotam um modelo híbrido de implementação, sendo que 38% utilizam até seis modelos distintos.
“Nunca houve mais aplicações e APIs para manter, nem uma maior superfície de ambientes de implementação para monitorar. Mais do que nunca, as equipes de SecOps e NetOps necessitam das ferramentas certas para assegurar-se de ter o controle das ameaças à sua rede. O nosso assistente de IA foi construído contemplando as necessidades delas”, afirmou Pranav Dharwadkar, Vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da F5.
Como funciona o assistente de IA da F5?
Treinado com dados da rede global da F5, o assistente de IA oferece uma interface intuitiva baseada em linguagem natural e pode ser acessado diretamente pelo console do F5 Distributed Cloud Services. Seu objetivo é otimizar a segurança de aplicações e APIs, além de fornecer insights acionáveis para reduzir tempos de resposta e mitigar ameaças emergentes.
Entre seus principais recursos, destacam-se:
- Consultas personalizadas: permite que as equipes interroguem a saúde da rede e sua postura de segurança em ambientes multicloud.
- Resumos inteligentes de eventos: fornece análises instantâneas e classificadas de incidentes de segurança, ajudando a priorizar ações.
- Detecção e resposta a ameaças de dia zero: auxilia na identificação de padrões maliciosos de tráfego e sugere medidas de mitigação.
- Automação de segurança e rede: executa tarefas repetitivas para aumentar a eficiência operacional e liberar equipes para atividades estratégicas.
- Recomendações acionáveis: identifica riscos em tempo real e sugere bloqueios e regras de exclusão para conter ataques rapidamente.
A IA como aliada na segurança digital
O F5 AI Data Fabric, motor por trás do assistente, foi projetado para atuar como um parceiro inteligente para as equipes de TI, aliviando a sobrecarga operacional e reduzindo os tempos de resposta de incidentes de dias para minutos.
“Nós reconhecemos quão tensas estão atualmente as equipes de redes e segurança; o assistente de IA lhes servirá como um parceiro inteligente”, explicou Dharwadkar.
“Isso pode ajudar a reduzir os tempos de resposta de dias para minutos, assegurando que ativos críticos sejam protegidos e violações sejam rapidamente abordadas.”
O lançamento faz parte do compromisso da F5 em integrar IA às suas soluções, ajudando clientes a proteger aplicações e dados com mais eficiência. A empresa acredita que, ao tornar a inteligência artificial parte do fluxo de trabalho diário, times de segurança e redes poderão atuar com mais rapidez e precisão diante das ameaças cibernéticas.