A Accenture (NYSE: ACN) anunciou um investimento estratégico na QuSecure, empresa referência em cibersegurança pós-quântica. A iniciativa, realizada por meio da Accenture Ventures, visa oferecer soluções de agilidade criptográfica para proteger governos e empresas privadas contra ameaças emergentes impulsionadas pela computação quântica.
Fundada em 2019 e sediada em San Mateo, Califórnia, a QuSecure desenvolveu o QuProtect, um software que entrega segurança quântica como serviço. A solução combina criptografia resiliente, zero-trust e agilidade criptográfica para proteger redes, nuvem, dispositivos periféricos e comunicações via satélite, com mínima interrupção aos sistemas existentes.
“As organizações precisam de uma solução de cibersegurança confiável e resiliente a ameaças quânticas que não apenas atenda aos padrões do National Institute of Standards and Technology (NIST), mas que também possa ser facilmente integrada a todas as partes de uma rede de comunicações”, afirmou Tom Patterson, líder em segurança de tecnologias emergentes da Accenture.
A urgência da transição para a criptografia pós-quântica
O NIST recomenda que empresas e órgãos governamentais comecem a migração para padrões de criptografia pós-quântica o quanto antes, protegendo informações sensíveis, como transações de e-commerce e comunicações privadas. Segundo o Financial Services Information Sharing and Analysis Center (FS-ISAC), a agilidade criptográfica deve ser encarada como uma estratégia de longo prazo, e não apenas uma atualização pontual.
“À medida que ameaças envolvendo IA e computação quântica evoluem em um ritmo cada vez mais acelerado, é fundamental que avancemos de uma gestão de criptografia que leva anos para atualizar algoritmos para uma agilidade criptográfica orquestrada – a capacidade de pressionar um botão e atualizar todo o sistema de uma vez”, destacou Rebecca Krauthamer, cofundadora e CEO da QuSecure.
Avanços e cases de sucesso
Em 2023, Accenture e QuSecure conduziram com sucesso o primeiro teste de comunicação de dados em múltiplas órbitas utilizando criptografia pós-quântica (PQC). A experiência demonstrou que a troca ágil de algoritmos menos vulneráveis já é uma realidade.
O Banco Sabadell também concluiu um projeto com as duas empresas para explorar o uso de tecnologias PQC em sua infraestrutura. “A agilidade criptográfica é fundamental para o setor bancário, permitindo a integração de novos padrões criptográficos sem a necessidade de reconstruir sistemas inteiros”, afirmou Joan Puig, CISO do Grupo Banco Sabadell.
Estratégia de segurança quântica da Accenture
A Accenture desenvolveu um plano em oito etapas para ajudar clientes a fortalecer sua segurança contra ameaças quânticas. Além disso, criou um Índice de Maturidade de Segurança Quântica, que permite que empresas avaliem sua preparação e identifiquem áreas para aprimoramento.
A QuSecure também foi selecionada para o Project Spotlight da Accenture Ventures, programa que apoia startups inovadoras, conectando-as a clientes corporativos e à expertise da Accenture. Entre as empresas participantes do programa estão Reality Defender, Aliro Quantum e Tenchi Security.
Para mais informações sobre a estratégia de segurança quântica da Accenture, acesse: Quantum Security Services & Solutions | Accenture.