A Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) acaba de lançar oito novos servidores HPE ProLiant Compute Gen12, que prometem revolucionar a infraestrutura de TI com recursos de segurança inéditos, automação impulsionada por inteligência artificial (IA) e eficiência energética significativa. Os novos servidores, que contarão com os futuros processadores Intel Xeon 6, são projetados para atender às demandas de cargas de trabalho intensivas em dados, como IA, análise de dados e computação em nuvem híbrida.
Segurança integrada do chip à nuvem
O portfólio HPE ProLiant Compute Gen12 estabelece um novo padrão em segurança empresarial, com proteções integradas em todas as camadas – do chip à nuvem – e em todas as fases do ciclo de vida do servidor. O HPE Integrated Lights Out (iLO) 7 introduz um processador de segurança dedicado, chamado secure enclave, projetado para proteger contra ameaças futuras, incluindo resistência à computação quântica.
“Nossos clientes estão lidando com cargas de trabalho extremamente intensivas em dados e cada vez mais exigentes”, disse Krista Satterthwaite, VP Senior e Diretora Geral de Computação da HPE. “Os novos servidores oferecem às organizações – incluindo setor público, empresas e indústrias verticais como finanças, saúde e outras – o poder computacional e os insights de gerenciamento necessários para prosperar, equilibrando seus objetivos de sustentabilidade e controlando custos.”
Os servidores HPE ProLiant Compute com HPE iLO7 são os primeiros a atender ao padrão de segurança criptográfica FIPS 140-3 Nível 3, garantindo proteção contra ataques de firmware e estabelecendo uma cadeia de confiança inquebrável desde a fabricação até o fim do ciclo de vida do produto, com serviços de descomissionamento seguro.
O HPE Compute Ops Management, uma plataforma de software baseada em nuvem, oferece automação proativa e preditiva, aprimorada com insights baseados em IA. Essa solução ajuda as organizações a melhorar a eficiência energética, prever o uso de energia e estabelecer limites para controlar custos e emissões de carbono.
“Fomos o primeiro cliente no mundo a encomendar servidores ProLiant Compute Gen12 e os benefícios do upgrade foram imediatos”, afirmou William Bell, VPE de Produtos da phoenixNAP. “Ao fornecer essas tecnologias avançadas como um serviço, a phoenixNAP permite que organizações de todos os tamanhos enfrentem desafios relacionados ao desempenho, eficiência energética, segurança de dados e gerenciamento de infraestrutura em escala.”
A nova visualização de mapa global simplifica o gerenciamento de ambientes de TI distribuídos, permitindo que os clientes identifiquem problemas de integridade dos servidores instantaneamente. Além disso, a integração com ferramentas de múltiplos fornecedores reduz o tempo de inatividade em até 4,8 horas por servidor anualmente.
Desempenho e sustentabilidade
Os novos servidores HPE ProLiant Compute Gen12 são otimizados para cargas de trabalho exigentes, como IA, análise de dados e computação de borda. Eles oferecem até 41% melhor desempenho por watt em comparação com sistemas legados, proporcionando uma economia de energia de 65% ao ano. Um único servidor Gen12 pode substituir sete servidores Gen10, liberando recursos de data center e reduzindo custos.
Para atender à crescente demanda por data centers mais eficientes, a HPE está oferecendo resfriamento líquido direto (DLC) opcional em todos os servidores HPE ProLiant Compute Gen12 de um e dois soquetes com chip Intel. Essa tecnologia remove mais de 3.000 vezes mais calor do que o resfriamento a ar, com base no volume.
Disponibilidade e modelos
Seis dos oito novos servidores HPE ProLiant Compute Gen12 estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2025, incluindo os modelos DL320, DL340, DL360, DL380, DL380a e ML350. Os servidores Synergy 480 e DL580 estão previstos para o verão de 2025 no Hemisfério Norte.
O portfólio estará disponível de forma independente ou por meio do HPE GreenLake, oferecendo escalabilidade, eficiência de custos e agilidade no serviço. Clientes podem adquirir as soluções por meio de parceiros autorizados e contar com suporte consultivo, profissional e gerenciado da HPE para maximizar o potencial dos novos servidores.