A NTT DATA anunciou Michel Gobbato como o novo líder para a sua área de banking, cargo que foi ocupado por Francisco Murillo Laraz por nove anos. Murillo agora enfrentará novos desafios globais dentro da empresa. Gobbato, que está há nove anos na NTT DATA, assume a função com a responsabilidade de liderar uma equipe de aproximadamente 3 mil profissionais, focando em empresas do setor financeiro.
Aos 48 anos, Gobbato destaca o foco em continuar a trajetória da NTT DATA como um dos principais parceiros estratégicos das instituições financeiras. Ele ressalta o uso de tecnologias emergentes para aumentar a eficiência e promover inovações que resultem em serviços personalizados. “Entro com o desafio de manter a NTT DATA como um dos principais parceiros estratégicos dos bancos e empresas do setor financeiro, apoiando-os no uso consciente de tecnologias emergentes que podem aumentar a eficiência, inovação e entrega de serviços personalizados aos clientes”, afirma Gobbato.
Desafios do setor bancário e aumento da competição
O novo líder da NTT DATA destaca que o setor bancário enfrenta desafios decorrentes do aumento da competição, com players de outros segmentos entrando no mercado financeiro. Para se destacar nesse cenário, as instituições bancárias precisam adotar inovações tecnológicas e oferecer serviços mais personalizados. “O lançamento do pix aumentou a bancarização no Brasil, o que foi um ponto positivo para as instituições financeiras”, comenta Gobbato. “O desafio é chegar até eles e fidelizá-los.”
A chave para superar esse obstáculo, segundo Gobbato, está no entendimento profundo dos clientes para oferecer soluções que atendam às suas necessidades. Ele defende que o uso de tecnologias emergentes será fundamental nesse processo.
Integração de tecnologias emergentes nos bancos
Gobbato observa que, para que os bancos possam aproveitar as vantagens da inteligência artificial generativa e do uso inteligente de dados, é necessário integrar seus sistemas à nuvem. Sem essa modernização, a inovação será limitada. “Os bancos investiram, nos últimos anos, milhões de reais na adoção de tecnologias emergentes. Mas a tecnologia avança muito rapidamente e o que foi feito há dois anos pode estar defasado hoje. Nosso papel como consultorias é apoiar nossos clientes nessa jornada”, diz Gobbato.
A inteligência artificial generativa tem ganhado destaque no setor financeiro, e Gobbato acredita que ela se tornará cada vez mais relevante. “Há pouco tempo quase não se falava sobre inteligência artificial. Hoje, ela está presente, como protagonista, em quase toda conversa sobre tecnologia”, comenta. Ele destaca que a IA generativa está sendo utilizada em uma série de aplicações, desde análise de contratos até sugestões de produtos, transformando a forma como os bancos interagem com seus clientes e gerenciam seus serviços.
Com o crescimento da presença da NTT DATA no setor financeiro, a empresa continua a se posicionar como um dos principais facilitadores da transformação digital das instituições bancárias, oferecendo soluções inovadoras e suportando a evolução das tecnologias emergentes.