A Iron Mountain (NYSE: IRM), líder global em gestão da informação, encerrou 2024 com cinco iniciativas de destaque desenvolvidas pelo seu laboratório de inovação, o Iron Lab. As soluções criadas impulsionaram a eficiência operacional e resultaram em economia nos processos internos, refletindo positivamente nos serviços oferecidos aos clientes. Entre os avanços, destacam-se um chatbot de inteligência artificial, um dispositivo mecânico para abertura de pastas, um braço mecânico extensor, automação robótica de processos (RPA) e melhorias tecnológicas na reestruturação logística.
O Iron Lab tem como objetivo estimular ideias inovadoras que impactam diretamente a segurança, sustentabilidade e a experiência dos clientes durante suas jornadas de transformação digital. “A escolha do Brasil como um dos primeiros países para a implantação do Iron Lab reflete o protagonismo do país em gerar ideias inovadoras com impacto global. Na América Latina, também tivemos investimento para criação de uma unidade no México”, afirma Sabrina Melo, diretora de Operações, Suporte e Estratégia da Iron Mountain Brasil.
Tecnologia e inovação no centro da estratégia
Completando um ano de operação em 2024, o Iron Lab já trouxe avanços significativos. Um dos destaques foi o desenvolvimento de um chatbot de inteligência artificial, que aprimorou a gestão operacional, facilitou o gerenciamento de processos e otimizou a solução de dúvidas por meio de aprendizado de máquina.
Além disso, a empresa criou um novo design para um dispositivo mecânico que aumentou a segurança dos colaboradores e melhorou a preparação de arquivos físicos para digitalização. Outra inovação foi a implementação da RPA, que automatizou a transferência de informações entre sistemas cerca de 700 vezes ao dia, eliminando a necessidade de intervenção humana.
Na área logística, a companhia aplicou tecnologia avançada para reestruturar operações no Rio de Janeiro, reduzindo o tempo de atendimento e otimizando a alocação de recursos. Outra solução inovadora foi o desenvolvimento de um braço mecânico extensor para scanners móveis, que possibilita monitoramento em tempo real com um custo 70% menor do que soluções semelhantes disponíveis no mercado.
Impacto nos clientes e tomada de decisão orientada por dados
A transformação digital é uma prioridade para empresas de diversos setores, como finanças, saúde, varejo, indústria e setor público. No entanto, grande parte das informações que podem impulsionar a inovação está oculta em volumes massivos de dados estruturados e não estruturados.
Com o Iron Lab, a Iron Mountain oferece aos clientes a possibilidade de testar novas soluções que impactam diretamente a tomada de decisão e facilitam o acesso a insights estratégicos. “Mas viabilizar inovação nos clientes também passa pelo fomento da inovação dentro da companhia, incentivando os colaboradores a pensar em novas formas de agregar valor”, destaca Ana Carla Martins Netto, diretora geral Comercial da Iron Mountain Brasil.
As soluções desenvolvidas pela empresa ajudam a identificar e proteger dados sensíveis, garantindo conformidade e retenção segura, além de otimizar fluxos de trabalho e aprimorar a governança de dados. “Isso mantém os dados protegidos, acessíveis e conectados. Seja aprimorando a entrada de informações, otimizando fluxos de trabalho, reduzindo riscos por meio de procedimentos de governança de dados ou desenvolvendo estratégias que garantam a disponibilidade dos dados”, explica a executiva.
Com mais de 70 anos de atuação, a Iron Mountain atende mais de 240 mil empresas em todo o mundo, incluindo 97% das listadas no ranking Fortune 1000. No Brasil, a companhia colabora com grandes organizações públicas e privadas, ajudando-as a extrair valor estratégico dos dados e a atingir suas metas ambientais.