A Cisco abriu inscrições para a 10ª edição do programa CiberEducação Cisco Brasil, iniciativa voltada à capacitação profissional em cibersegurança. O programa, que já formou mais de 7,3 mil profissionais desde 2020, oferecerá 1.500 bolsas gratuitas para cursos profissionalizantes na área.
As inscrições podem ser feitas no site, e os interessados devem concluir a primeira fase, a Maratona CiberEducação, até o dia 6 de abril.
Como funciona o programa?
A capacitação é dividida em três etapas. A primeira consiste na Maratona CiberEducação, um curso online de “Defesa de Redes”, que estará disponível entre 17 de março e 6 de abril.
Os participantes que concluírem essa fase terão a chance de avançar para a segunda etapa, onde concorrerão a uma das 1.500 bolsas para cursos profissionalizantes. Já na terceira e última fase, os alunos poderão colocar seus conhecimentos em prática por meio de oportunidades de estágio e emprego oferecidas pelo ecossistema de empresas parceiras da Cisco.
Demanda crescente por profissionais de segurança digital
Com o avanço das ameaças cibernéticas e a digitalização das empresas, a demanda por especialistas na área segue em alta. Segundo o mais recente relatório da Deloitte sobre o futuro da cibersegurança (2025), 57% das empresas globais esperam aumentar seus investimentos em segurança digital nos próximos dois anos, ampliando a necessidade de profissionais qualificados.
“Com a alta procura do mercado por pessoas qualificadas em segurança digital, essa é uma área muito promissora, que só tende a crescer. A partir da nossa iniciativa, que já formou mais de 7 mil talentos em nove edições, a Cisco está apoiando a capacitação dessa nova geração para o setor e reforçando sua posição de liderança em Segurança”, afirma Gabriel Bello Barros, Head do Cisco Networking Academy no Brasil.
Inclusão digital e impacto no mercado brasileiro
Criado em 2020, o CiberEducação faz parte das iniciativas Brasil Digital e Inclusivo e Cisco Networking Academy, que têm como objetivo fomentar a formação de novos profissionais de cibersegurança no Brasil. Até o momento, o programa já impactou mais de 233 mil brasileiros, contribuindo para a qualificação de talentos e a redução do déficit de especialistas no setor.
As inscrições para a Maratona CiberEducação já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do programa.