Para acompanhar o crescimento acelerado da demanda por tráfego de dados, impulsionada pelo avanço do 5G e pelo aumento da oferta de serviços em nuvem, a Tely, uma das maiores empresas de telecomunicações do Nordeste, está expandindo e modernizando sua rede óptica DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) com tecnologia da Padtec. A iniciativa amplia a infraestrutura da empresa, que já conecta dez estados entre as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.
Expansão da infraestrutura e novos investimentos
Fundada em 2004, a Tely iniciou suas operações com serviços de internet para o mercado residencial e, desde então, expandiu sua atuação para outras regiões. Atualmente, a empresa conta com um backbone óptico de 25 mil quilômetros, interligando estados do Nordeste e Sudeste, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e, agora, Minas Gerais.
“Nossa primeira rede óptica DWDM foi implantada entre Recife e Fortaleza, para conectar nossos clientes aos sistemas de cabos submarinos internacionais”, afirma Leonardo Lins, CEO da Tely. A empresa atende a um público diversificado, incluindo grandes operadoras de telecomunicações, provedores de internet (ISPs), empresas de satélites e fornecedores de conteúdo OTTs.
De acordo com Lins, a expansão do setor de infraestrutura de redes está sendo impulsionada pela necessidade das operadoras de serviços 5G de alcançar cidades menores, pelo crescimento dos conteúdos em nuvem e pela chegada de novas empresas de comunicação por satélite ao Brasil.
Tecnologias de última geração da Padtec
Para aumentar a capacidade de tráfego de sua rede DWDM, a Tely está implantando 43 transponders TM800G da Padtec, com parte dos equipamentos destinada à nova conexão entre Duque de Caxias (RJ) e Belo Horizonte (MG). Além disso, a operadora adotará o novo multiplexador de 32 canais com 150 GHz de espaçamento e a placa TM2400G-NK, capaz de suportar transmissões de até 1,2 Tb/s em um único canal.
No trecho entre Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), a Tely modernizará sua camada óptica com a inserção de WSS (Wavelength Selective Switch), permitindo tráfego em taxas mais altas com os transponders TM800G e TM2400G-NK. “Nesse caso, o objetivo é atender à necessidade de um cliente da área de serviços de satélite”, explica Lins.
Outro ponto de modernização é a rede DWDM de São Paulo, onde a infraestrutura antiga será substituída por um novo sistema, totalmente baseado em equipamentos da Padtec com WSS, interligando cinco pontos estratégicos da capital paulista.
Parceria estratégica e eficiência operacional
A relação entre a Tely e a Padtec tem se fortalecido nos últimos anos, especialmente devido às facilidades de financiamento e ao lançamento de tecnologias mais avançadas. Um dos destaques é o transponder TM2400G-NK, que otimiza a operação das redes ao transportar mais tráfego com menos equipamentos.
“Essa solução permite aos provedores de infraestrutura reduzir o custo por bit transmitido, além de oferecer menor consumo de energia e otimização do espaço físico nas instalações de telecomunicações”, destaca Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec.
Com essa modernização, a Tely se posiciona para atender às crescentes demandas do mercado de telecomunicações, garantindo maior capacidade de transmissão e suporte às novas tecnologias que impulsionam o setor.