A Kumulus anunciou a criação de uma holding global com a reestruturação de suas operações internacionais. Batizada de “One Kumulus”, a mudança visa unificar as operações da empresa em mercados como Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Portugal, onde a companhia já possui clientes ativos desde 2023. O objetivo é consolidar sua presença global e dobrar o faturamento nos próximos três anos, alcançando a marca de R$ 70 milhões.
Retorno de Thiago Iacopini à presidência
Para liderar essa nova fase, Thiago Iacopini retorna ao cargo de CEO, agora com a responsabilidade de comandar a operação global, com a unidade inglesa como holding. A estratégia visa integrar as unidades de negócios em diferentes países sob uma mesma estrutura. “Esse último ano foi de grande aprendizado, especialmente sobre a cultura de exigência dos mercados americano e britânico. Nossa estratégia agora é trazer essa experiência para fortalecer ainda mais nossa presença global e consolidar a Kumulus como uma parceira estratégica na transformação digital dos clientes”, afirma Iacopini.
Nos últimos dois anos, a expansão internacional foi responsável por 30% do faturamento da empresa, e com a unificação global, a Kumulus projeta que metade do crescimento venha do mercado externo.
Foco em soluções de ponta a ponta
Parte da nova estratégia de negócios inclui o fortalecimento da atuação da Kumulus como Trusted Advisor em transformação digital. A empresa ampliará seu portfólio de serviços, posicionando-se como uma parceira de longo prazo para seus clientes, com foco em soluções de computação em nuvem, modernização de aplicações e inteligência artificial. A Kumulus recebeu recentemente o selo AI Design Capable Partner da Microsoft, que atesta sua expertise na área.
Iacopini explica: “O mercado está inundado pela IA, então o segredo está em como usá-la. Aqui na Kumulus, entendemos que saímos na frente, porque começamos muito cedo a trabalhar e investir nesse tipo de tecnologia. A Kumulus, desde o início, trabalhou com o que deu origem à IA que conhecemos, com Large Language Models (LLMs).” A empresa também foi uma das primeiras da América Latina a conquistar a Advanced Specialization em Analytics do Microsoft Azure, sendo atualmente uma Azure MSP Expert.
A Kumulus contará também com o retorno de Flavio Costa como Diretor Comercial. Ele será responsável pela unificação das operações de vendas internacionais, visando fortalecer a sinergia entre as unidades de diferentes países. Costa destaca: “A unificação das nossas operações de vendas internacionais é um marco estratégico para a empresa, o que nos habilita a oferecer uma experiência mais integrada e eficiente aos nossos clientes globais. Com essa nova estratégia, conseguimos alinhar culturas, processos e modelos de negócios distintos.”
Parceria estratégica com a Logicalis
Outro pilar fundamental na nova fase da Kumulus é a parceria com a Logicalis, grupo que facilita a distribuição dos serviços no exterior. Iacopini reforça a importância dessa colaboração: “Com histórico de inovação e liderança no segmento de cloud computing e IA, a Kumulus reforça o compromisso de continuar entregando soluções de alto impacto para seus clientes e parceiros.”
Recentemente, a empresa foi reconhecida como Microsoft Partner of the Year em 2022 e 2023, além de conquistar novas certificações em inteligência artificial e análise de dados. A Kumulus está pronta para um futuro de crescimento global e inovação constante.