A cibersegurança moderna exige um equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia. Atento a essa necessidade, o Tribanco, instituição financeira do Grupo Martins, adotou a solução de XDR da Trend Micro e reestruturou seu Centro de Operações de Segurança (SOC), aprimorando a detecção e resposta a ameaças.
“Com o XDR da Trend começamos a pegar algumas coisas, mas elas precisavam ser operacionalizadas e não tínhamos braço para isso. A chegada da Logical IT fez com que a gente visse o verdadeiro potencial da ferramenta. Se na POC (Prova de Conceito) a gente já tinha aprovado pelas questões técnicas, agora a gente consegue ter mais certeza ainda do que ela é capaz”, destaca Laura Carolina Tonim, analista de Segurança do Tribanco.
Redução do risco cibernético
A implementação da plataforma Trend Vision One™ trouxe um avanço significativo na gestão de riscos do Tribanco. A instituição passou a utilizar o Trend Vision One XDR para e-mails e endpoints, além do Attack Surface Risk Management (ASRM), que permite mapear a superfície de ataque e quantificar riscos de maneira estruturada. Com isso, o score de risco caiu de 73 para 40.
“Nos primeiros seis meses a gente não conseguiu mudar nada no risk score. Mas com a parceria entre a Logical IT e a Trend conseguimos reduzi-lo para 29. Hoje, com a implementação do CAS (Cloud App Security), que nos trouxe algumas surpresas por causa da conexão com o Qualys, que é a nossa ferramenta de Scan de vulnerabilidade, ele subiu um pouco”, explica Rogério, que reforça que a meta para o futuro é reduzir esse número para menos de 30.
Impacto na segurança e mitigação de perdas
Além da redução do risco, a parceria entre o Tribanco, a Trend Micro e a Logical IT trouxe maior previsibilidade e mitigação de ameaças financeiras. “A parceria entre a Trend Micro e a Logical IT, empresas experientes na avaliação de comportamentos em ambientes financeiros, trouxe tranquilidade à equipe. O acompanhamento que recebemos no pós-venda representa 80% da nossa satisfação, o resto é a ferramenta. Sentimos a importância que o Tribanco tem para Trend e para a Logical IT, e isso faz toda a diferença”, finaliza Rogério.
Com a evolução do cenário de ameaças cibernéticas, a adoção de soluções integradas e o fortalecimento do SOC posicionam o Tribanco como uma instituição financeira mais segura e resiliente no ambiente digital.