Durante o Enterprise Connect 2025, a Cisco (NASDAQ: CSCO) apresentou sua visão para o futuro da colaboração, destacando o lançamento de novas soluções impulsionadas por Inteligência Artificial (IA). A principal inovação é a disponibilidade geral do Agente de IA do Webex, uma solução projetada para transformar contact centers em centros de experiência do cliente, oferecendo interações mais naturais e automatizadas.
Agente de IA do Webex: transformando o atendimento ao cliente
A Cisco anunciou a disponibilização do Agente de IA do Webex, que será lançado oficialmente em 31 de março de 2025. Essa solução de autoatendimento 24/7 permite interações naturais com os clientes, eliminando a necessidade de filas ou tempos de espera. Integrado ao Webex Contact Center, o Agente de IA oferece respostas rápidas para perguntas de alto volume e execução de ações para atender a solicitações de clientes, tudo em tempo real.
Além disso, a Cisco também introduziu o Assistente de IA para o Webex Contact Center, que traz novos recursos previstos para o segundo trimestre de 2025. A solução irá incluir sugestões de respostas e transcrição em tempo real para agentes, melhorando ainda mais a experiência de serviço ao cliente e do agente.
A IA como motor da eficiência para funcionários e TI
A Cisco não está apenas aprimorando a experiência dos clientes, mas também a dos funcionários e equipes de TI. Entre as novidades estão automações de fluxo de trabalho no Assistente de IA para a suíte Webex, que promete otimizar processos e economizar tempo ao integrar aplicativos empresariais como Salesforce, ServiceNow e Jira. Essa automação permitirá que os usuários completem tarefas de forma mais eficiente e compartilhem automaticamente resumos de reuniões.
A plataforma Webex Control Hub também receberá novas capacidades de IA, permitindo que os administradores de TI acessem, busquem e personalizem todos os ecossistemas de IA em um único local. Isso incluirá análise de dados sobre o uso de IA e métricas de adoção dentro do ambiente Webex.
Webex Calling: Empoderando funcionários com assistência ao cliente inteligente
Com a nova solução Webex Calling Customer Assist, qualquer funcionário poderá ajudar clientes de maneira eficiente, mesmo em pequenas empresas ou agências. Essa solução oferece uma experiência moderna de atendimento ao cliente, com IA assistindo agentes e supervisores, facilitando o roteamento de chamadas e fornecendo análises poderosas para otimizar a experiência do usuário final.
Integração e Colaboração sem Fronteiras
A Cisco também avançou na integração de novas soluções de colaboração, incluindo o Apple AirPlay para dispositivos Cisco em Microsoft Teams Rooms, permitindo compartilhamento de conteúdo sem fio. A Cisco Spatial Meetings também oferece uma nova experiência imersiva, transformando qualquer espaço com Cisco Room Bar Pro em um estúdio colaborativo, pronto para o Webex para Apple Vision Pro.
Essas inovações fazem parte do ecossistema Webex, que agora inclui integrações com aplicações empresariais populares, como Outlook, Salesforce, ServiceNow e Epic, melhorando a colaboração e acelerando a tomada de decisões.





