O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) está colhendo os benefícios da Inteligência Artificial (IA) na rotina processual. Em parceria com a Lanlink e a Microsoft, o tribunal adotou a ferramenta Copilot, alcançando 76% de uso produtivo em apenas 50 dias. Com a criação de Agentes de IA para gerar pareceres, relatórios e decisões, o tempo de trabalho foi reduzido entre 67% e 80%.
Durante esse período, foram realizadas 14.702 ações na ferramenta. A maior parte (11.130 interações) ocorreu no chat de negócios para a geração de conteúdo, representando 76% do uso total, seguida pelo assistente de reuniões do Microsoft Teams e auxílio no Word.
Eficiência e capacitação impulsionam adoção
A implementação do Copilot no TJPR foi conduzida com um diagnóstico interno para avaliar o nível de conhecimento sobre o Office 365 e a segurança no uso da IA. A partir disso, a Lanlink estruturou treinamentos para os servidores, ampliando a adesão à tecnologia.
“Para adotar a Inteligência Artificial, é preciso inicialmente que a empresa ou órgão tenha conhecimento sobre seu nivelamento interno. Após isso, se faz necessário ter bons profissionais de TI e contar com o apoio de parceiros na implementação. Isso aconteceu de maneira muito eficaz com o TJPR”, explica Jailson Batista, Diretor de Digital Workforce da Lanlink.
O sucesso da iniciativa foi impulsionado pelo envolvimento dos servidores. “A adoção massiva dos funcionários demonstra não apenas a eficácia do processo, mas o quanto o empenho do corpo de funcionários é importante para que a IA maximize sua importância”, complementa Batista.
Redução de tempo em processos jurídicos
O projeto incluiu a criação de assistentes de IA para automatizar tarefas como análise de processos, pesquisa de jurisprudência e verificação de provas e acórdãos. No relatório de agravos, a ferramenta reduziu em 80% o tempo da análise inicial e em 67% a pesquisa de jurisprudência.
Já na decisão de agravo, a implementação de dois assistentes de IA permitiu filtrar jurisprudências por estado, analisar casos similares e sugerir decisões. Com isso, o tempo médio desse processo caiu de 65 para 21 minutos.
A parceria entre TJPR, Lanlink e Microsoft reforça como a Inteligência Artificial pode otimizar fluxos de trabalho no setor público, garantindo mais eficiência e celeridade na prestação jurisdicional.