O Indra Group anunciou o lançamento da IndraMind, uma solução avançada de inteligência artificial criada para aumentar a automação de operações críticas e fortalecer operações multidomínio – áreas estratégicas tanto para o setor de defesa quanto para a modernização de infraestruturas civis essenciais.
Desenvolvida com base no know-how da empresa em tecnologias avançadas, segurança e inovação, a IndraMind busca atender à crescente demanda por soluções capazes de lidar com ambientes operacionais cada vez mais complexos e digitalizados.
Respostas em tempo real para ameaças modernas
Com arquitetura aberta, interoperável e segura, a IndraMind atua como um “tecido conjuntivo” entre diferentes sistemas, facilitando a implantação de capacidades modulares adaptadas a múltiplos cenários. Sua escalabilidade permite acompanhar a evolução tecnológica com agilidade, mantendo a flexibilidade necessária frente a novas ameaças.
“O lançamento da IndraMind marca o início de uma nova era em inteligência para a automação de operações críticas e para o avanço das operações multidomínio, além de ser representativo de uma nova fase que a empresa vem vivenciando”, afirmou Ángel Escribano, presidente da Indra.
Superioridade em todos os domínios
A nova solução amplia a consciência situacional ao consolidar grandes volumes de dados provenientes de diversas fontes, produzindo conhecimento com foco em cada missão. Projetos como ECYSAP EYE, EU-GUARDIAN e ECYSAP já utilizam a IndraMind para identificar, avaliar e responder a riscos cibernéticos em tempo real.
A ferramenta também é integrada aos sistemas de missão e visão 360° de veículos blindados de última geração do programa 8×8, aplicando IA para detectar padrões, comportamentos e ameaças automaticamente.
Avanços em comando e controle, guerra eletrônica e vigilância
A IndraMind fortalece os sistemas de comando e controle usados em guerra multidomínio e combate colaborativo, integrando-se à nuvem de combate e ao desenvolvimento do Sistema Europeu de Comando e Controle (EC2). A empresa também coordena o desenvolvimento industrial nacional do Future Air Combat System (FCAS).
No campo da guerra eletrônica e vigilância, a IA da Indra está presente em radares civis e militares, sistemas optrônicos embarcados, soluções antidrones (C-UAS) e projetos de vigilância de fronteiras, oferecendo maior precisão e capacidade de resposta em tempo real.
Aplicações civis e governança ética de dados
A IndraMind também é utilizada em projetos civis, como a primeira plataforma inteligente de gestão de tráfego aéreo na nuvem pública, com o maior banco de dados aeronáutico do mundo.
A empresa garante governança rigorosa dos dados – estruturados e não estruturados – com foco em segurança, integridade e rastreabilidade, seguindo princípios de ética, explicabilidade e responsabilidade no desenvolvimento de seus algoritmos.
Com o IndraMind, o Indra Group reforça sua posição de liderança na transformação digital de sistemas críticos, entregando soluções de inteligência artificial preparadas para os desafios do presente e do futuro.