A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou a expansão das opções de implantação do HPE Aruba Networking Central, sua plataforma de gerenciamento de rede baseada em inteligência artificial e com foco em segurança. A solução passa a contar com novas alternativas de uso em nuvem privada virtual (VPC) e instalação local — ideais para empresas e governos que enfrentam desafios relacionados à soberania de dados, requisitos regulatórios e necessidade de controle regional das operações de rede.
Com esse lançamento, a HPE se posiciona como o único fornecedor do setor a oferecer operações de rede com IA nativas da nuvem por meio de múltiplas opções de implantação: VPC dedicada, instalação local, SaaS público ou modelo NaaS (network as a service).
“As organizações estão priorizando cada vez mais a soberania dos dados, exigindo presença regional e local para soluções de TI de missão crítica. Com essas inovações, a HPE agora aborda de forma única os desafios empresariais mais urgentes para corporações, ONGs e governos com flexibilidade de implantação de gerenciamento de rede sem precedentes”, afirmou Phil Mottram, VPE e Diretor Geral da HPE Aruba Networking.
Segurança e inteligência embarcada para ambientes complexos
Entre os novos recursos está o HPE Aruba Networking Central On-Premises for Government, voltado a ambientes altamente regulados, com certificações como o FIPS 140-2. A solução permite que redes operem de forma independente da nuvem, garantindo controle total e segurança reforçada para dados sensíveis.
Além disso, o Aruba Networking Central amplia sua eficiência com um assistente de rede automatizado, baseado em IA, que monitora em tempo real redes com e sem fio, identifica gargalos, alerta sobre falhas de configuração e oferece recomendações para melhorias contínuas.
Observabilidade de ponta a ponta e integração com grandes plataformas
A atualização da plataforma traz observabilidade de rede full-stack, com telemetria de alto nível via data lake — que já conta com mais de 5,2 milhões de dispositivos monitorados e 2 bilhões de dispositivos atendidos, com taxas de crescimento anual expressivas.
A integração com Microsoft Teams se destaca ao permitir um monitoramento avançado de chamadas de voz e vídeo, elevando a qualidade do serviço e oferecendo recursos de diagnóstico mais precisos.
Outro ponto forte é a licença de extensão OpsRamp, que proporciona visibilidade também sobre dispositivos de terceiros, como Cisco, Arista e Juniper, reforçando a proposta de interoperabilidade em ambientes de rede heterogêneos.
APIs abertas e modelo de subscrição com suporte global
A solução conta ainda com extensa integração via APIs, facilitando o compartilhamento de dados de rede com outras ferramentas corporativas de TI, e está disponível via modelo de subscrição anual nos níveis Foundation e Advanced, comercializado por meio dos canais parceiros da HPE e também no formato de provedores de serviços gerenciados (MSP).
Desde seu lançamento em 2014, o HPE Aruba Networking Central tem evoluído continuamente para atender às necessidades de redes LAN, WAN e IoT, com clientes como Nobu Hotels e Royal Jaarbeurs aproveitando os benefícios da flexibilidade de implantação e da inovação em IA.
“Combinado com nossa inovação contínua em IA, segurança e conectividade, o HPE Aruba Networking Central continua a oferecer a aplicação de gerenciamento de rede mais poderosa e versátil do mercado, ajudando as organizações a atingirem seus requisitos de segurança, privacidade e controle”, completou Phil Mottram.