A Gazin, uma das maiores redes de varejo do Brasil, com mais de 365 lojas e 60 anos de história, conseguiu reduzir em 80% os custos com infraestrutura em nuvem após a implementação da Cast AI, solução recomendada pela Delfia, empresa especializada em curadoria de jornadas digitais.
Com uma operação que vai muito além do varejo — incluindo banco digital, seguradora, consórcio, indústria, transporte e agronegócio —, a Gazin buscava uma solução para acompanhar seu ritmo de crescimento sem aumentar proporcionalmente os custos.
“A Gazin é uma empresa que dobra de tamanho a cada cinco anos. Imagina se dobrarmos os custos dos ambientes a cada cinco anos? Eu aumento a lucratividade, mas não posso acompanhar as despesas igual eu acompanho o ganho de lucro”, afirma Alex Santos, Gerente de TI da Gazin.
Otimização inteligente com Cast AI
A solução Cast AI foi aplicada inicialmente nos clusters do banco digital, e-commerce B2C e B2B da Gazin. O objetivo era uma economia mínima de 30%, mas os resultados superaram as expectativas.
“Tivemos uma média de 80% de redução de custo total do projeto considerando ambientes de homologação e teste”, revela Edson Macoto Junior, Tech Lead dos times de SRE e DevOps da Gazin.
A tecnologia viabilizou o uso de máquinas spot — com custo reduzido — de forma automatizada e inteligente, mantendo estabilidade operacional e alta disponibilidade dos serviços.
Visibilidade e automação no controle de custos
A Cast AI, com curadoria da Delfia, trouxe também maior visibilidade do uso dos clusters Kubernetes e automações baseadas em inteligência artificial, que otimizam recursos automaticamente.
“Focamos bastante na otimização, que é realmente a cereja do bolo da ferramenta, mas ela também tem toda uma parte de visualização […] já no dia 1 temos resultados impressionantes de potenciais savings”, destaca Plinio Moreira, Gerente de Observabilidade da Delfia.
Além da economia direta, a automação permitiu que a equipe técnica focasse em projetos estratégicos. “O analista agora pode focar no negócio, desenvolvimento de novos produtos ou fazer melhorias na segurança, pois a ferramenta já se encarrega da otimização de forma automática”, afirma Plinio Moreira.
Escalabilidade e confiabilidade na prática
A estabilidade nas operações foi um diferencial percebido durante grandes picos de demanda, como a Black Friday 2024.
“São muitas aplicações com comportamentos diferentes, que a Cast AI consegue enxergar melhor cada uma para ver se há algum problema. Tendo estabilidade e de forma bem saudável, traz um retorno grande para a empresa”, afirma Edson Macoto Junior.
Expansão planejada e estudo para on-premise
Com os bons resultados, a Gazin pretende expandir o uso da Cast AI para novas unidades de negócio, como a indústria e a seguradora.
“Em tudo que a ferramenta puder nos apoiar e conseguirmos expandir, vamos implementá-la”, diz Alex Santos.
O time de TI também avalia levar os benefícios da ferramenta para ambientes on-premise. “Se essa solução fizer sentido também para o on premise, vamos começar a utilizar. E isso já será um estudo de caso para 2025”, conclui o executivo.