A Neo4j, empresa sueca líder em banco de dados de grafos e analytics, anunciou Paulo Farias como o novo vice-presidente para a América Latina. A nomeação marca o início de uma nova etapa para a companhia na região, com ênfase na expansão de projetos de grande porte no Brasil e na difusão da tecnologia de grafos em mercados estratégicos.
Com mais de 30 anos de experiência em tecnologia da informação, o executivo tem passagens por gigantes como Microsoft, Oracle e Salesforce. Desde 2021 na Neo4j, Farias atuava como Diretor de Vendas com foco no segmento enterprise e participou da estruturação da operação no Brasil desde o início.
“A representatividade financeira do Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos, não à toa o país corresponde a 80% do faturamento da empresa na América Latina. Buscamos evoluir nossa operação ainda mais localmente e fortalecer a estratégia de negócios para outros países da região”, destaca Paulo.
Grafos como base da transformação digital e da IA generativa
A promoção de Paulo ocorre em um momento em que a tecnologia de grafos ganha destaque como peça-chave para melhorar a transparência, precisão e explicabilidade dos sistemas de IA generativa (GenAI). A Neo4j, que recentemente ultrapassou US$ 200 milhões em receita recorrente anual (ARR), posiciona-se como referência global na área.
“Nosso desafio é consolidar no mercado latino algo que está cada vez mais evidente globalmente – bases de dados de grafos como essenciais para os sistemas de IA que utilizam grandes quantidades de dados interligados. Neo4j tem a expertise necessária para resolver problemas complexos de dados de qualquer tipo de negócio à medida que expande os recursos de GenAI e de análise de grafos em nuvem”, complementa Paulo.
Estratégia regional com foco em setores de alto impacto
A Neo4j já atende grandes empresas públicas e privadas no Brasil, como o Ministério Público do Rio de Janeiro, Latam Airlines, iFood, Cimed, Qualicorp e Grupo Salinas. Fora do país, a companhia também possui clientes no México, Chile, Argentina, Uruguai, Equador, El Salvador e Colômbia.
Para 2025, a meta é crescer em segmentos-chave como governo, varejo, saúde, financeiro, seguros e energia, com destaque para a capacidade da tecnologia de grafos de gerar bilhões de dólares em impacto para os negócios, conforme ressalta o novo VP.
“São mercados nos quais estamos conquistando clientes que geram bilhões de dólares em impactos impulsionados a partir da tecnologia de grafos”, diz Paulo.
Liderança global em banco de dados de grafos
Com valor de mercado superior a US$ 2 bilhões, a Neo4j é considerada uma empresa unicórnio. Está presente em mais de 2.100 organizações e é utilizada por 84% das empresas da Fortune 100 e 58% da Fortune 500. Sua base de clientes inclui nomes como Citi, Adobe, Microsoft, NASA, AstraZeneca, CNN e IBM.
A empresa lidera o mercado de sistemas de gestão de banco de dados de grafos (DBMS), com 44% de market share, segundo o Cupole Consulting Group. O relatório aponta que o mercado de DBMS pode alcançar US$ 110 bilhões em 2024, com crescimento anual acima de 32,6% (CAGR), impulsionado pela adoção da nuvem e pela IA.
Além disso, a Neo4j é pioneira em GraphRAG, técnica que integra grandes modelos de linguagem (LLMs) a dados estruturados de grafos, melhorando significativamente a precisão das respostas e combatendo as chamadas alucinações da IA. Segundo o Gartner, essa técnica é uma das mais promissoras para a engenharia de software com inteligência artificial em 2024.