A SoftwareOne deu um passo decisivo em sua estratégia de crescimento e transformação digital no Brasil. A nomeação de Eronides Junior como Chief Revenue Officer (CRO) marca o início de uma nova fase, com a consolidação de um portfólio de produtos digitais desenhado para suprir as crescentes demandas das áreas de negócio por produtividade, inovação e governança tecnológica.
Segundo a empresa, a expectativa é que esses produtos representem 25% das vendas de serviços já no primeiro ano, demonstrando a relevância do novo posicionamento.
Transformação impulsionada por IA e novas demandas do mercado
Otavio Argenton, Country Manager da SoftwareOne Brasil, explica que a mudança reflete a percepção de que a tecnologia precisa acompanhar os desafios específicos dos negócios.
“Essa observância nos mostrou que estamos diante de um novo perfil de cliente, muito mais conectado aos desafios do negócio do que à tecnologia em si”, afirma. “Desta maneira, passamos a nos posicionar como uma consultoria capaz de entender os reais problemas enfrentados pelas empresas, para então, propor soluções digitais sob medida e alinhadas às estratégias de crescimento e desenvolvimento dos negócios”.
O movimento responde diretamente ao avanço da Inteligência Artificial Generativa, ao modelo Data Driven e à pressão por escalabilidade nas empresas. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva para o Itaú Empresas mostra que 60% das pequenas e médias empresas querem expandir em 2025, mas muitas ainda enfrentam barreiras como falta de inovação (20%) e problemas de gestão financeira (18%).
“Esse recorte de mercado endossa essa grande lacuna das áreas de negócio das empresas atualmente: a necessidade de inovação”, pontua Argenton.
Portfólio digital com foco em resultados
A SoftwareOne estruturou um conjunto de soluções digitais com foco em customização, escalabilidade e resultados. Os Serviços de IA Generativa, por exemplo, oferecem integração entre linguagem natural e sistemas corporativos, como o chat do RH, já em uso na própria empresa, que oferece suporte contínuo aos funcionários.
Outro destaque é o Security Productivity, software que realiza um diagnóstico de segurança e propõe melhorias, e o Assessment de Segurança de Dados, voltado à mitigação de riscos como vazamento de informações e acessos indevidos.
Governança e migração inteligente para a nuvem
A consultoria gerenciada Managed Cloud Advisor (MCA) ajuda empresas a otimizar custos e performance na nuvem. Já o DB Freedom foca em migração segura e eficiente para ambientes cloud, e o recém-lançado RISE with SAP acelera a transição para o S/4HANA, com o uso de IA e foco em planejamento financeiro.
“Mais do que uma simples atualização tecnológica, essa jornada é estratégica”, explica Argenton.
Marketplace e serviços integrados ao cliente
A empresa também está estruturando o Marketplace SoftwareOne, um ambiente digital completo para compras, abertura de chamados, análise de consumo e acesso a documentos fiscais. A proposta é oferecer um suporte centralizado ao cliente, facilitando a jornada digital.
“Esse é um projeto que ainda tem muito potencial a ser explorado e visa oferecer um suporte completo ao cliente que está trilhando sua jornada de evolução digital junto a nós”, comenta Argenton.
Nova liderança reforça visão estratégica
Eronides Junior, que já atuava na SoftwareOne, assume agora a CRO com a missão de alinhar vendas, desenvolvimento de produtos digitais e relacionamento com os clientes.
“Nosso objetivo é ser mais que um parceiro de TI. Queremos caminhar com os executivos na construção de estratégias de crescimento sólidas, baseadas em tecnologia de ponta, governança e inteligência de dados”, afirma o novo CRO.