O Grupo Softplan anunciou a conclusão da aquisição da Oystr, legaltech especializada em automação de fluxos jurídicos e gestão de certificados digitais. Com isso, a Oystr passa a integrar o portfólio da Softplan Inteligência Legal, um ecossistema dedicado a soluções para o setor jurídico, incluindo a renomada plataforma Projuris. Este é o 13º movimento de aquisição da companhia em seus 34 anos de história.
Expansão do portfólio de soluções jurídicas
A aquisição da Oystr vem fortalecer a estratégia de crescimento do Grupo Softplan, que desde 2020 tem ampliado sua atuação por meio de aquisições. Com a entrada da Oystr, a Softplan Inteligência Legal expande suas soluções de automação jurídica, incluindo captura de publicações, peticionamento eletrônico e gestão de certificados digitais, proporcionando maior eficiência aos profissionais do setor jurídico.
“Ao monitorar o potencial da Oystr no mercado, vimos uma grande oportunidade de complementar ainda mais nossa vertical de inteligência legal. Essa aquisição aprimora a integração de soluções de automação e o uso de Inteligência Artificial em nossos produtos”, afirma Eduardo Smith, CEO do Grupo Softplan.
A startup Oystr, fundada por Rafael Caillet, Leandro Cruz e Jonas Pacheco, destaca-se no mercado jurídico pela automação de processos repetitivos e pela criação de soluções inovadoras. Recentemente, a empresa lançou o Presto, uma plataforma voltada à gestão de credenciais e certificados digitais.
“Integrar nossa solução ao maior ecossistema jurídico do país é um marco importante para nós. Esta aquisição fortalece nossa missão de ampliar a automação no setor e melhorar a eficiência dos profissionais”, ressalta Rafael Caillet, CEO da Oystr.
Impacto na produtividade e eficiência
A Softplan Inteligência Legal projeta um crescimento de 38% em 2025, em relação a 2024, com a integração das tecnologias da Oystr. Sidney Falcão, diretor executivo da unidade de negócios, destaca a importância da automação para o aumento da produtividade. “Nosso objetivo é oferecer uma experiência completa aos nossos clientes, desde a automação de tarefas repetitivas até a gestão integrada de documentos e processos jurídicos”, afirma Falcão.
Com mais de 480 robôs ativos, a Oystr já realizou mais de 250 milhões de tarefas nos últimos seis anos, impactando mais de 600 empresas. A capacidade de processamento de dados da empresa, aliada à automação, tem impulsionado a eficiência de diversos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, em todo o Brasil.
A estratégia de M&A da Softplan
O crescimento inorgânico do Grupo Softplan é sustentado por pilares como sinergia de produtos e cultura organizacional. Eduardo Smith explica que a integração de soluções e a afinidade cultural são elementos fundamentais para o sucesso das aquisições. “Nosso processo de M&A assegura que entreguemos um ecossistema robusto aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que potencializamos os talentos das empresas adquiridas”, finaliza.