A Netskope, referência global em segurança e redes modernas, anunciou a expansão da plataforma Netskope One com novos recursos de Data Security Posture Management (DSPM). A novidade chega para atender à crescente demanda por segurança frente à rápida adoção de aplicações de Inteligência Artificial, sobretudo modelos de linguagem como LLMs (Large Language Models).
Enquanto outros players do mercado priorizam o acesso seguro a ferramentas de IA, a Netskope avança ao oferecer visibilidade profunda e controles em tempo real sobre dados sensíveis utilizados em treinamentos e interações com modelos. A estratégia permite que as organizações tomem decisões mais informadas e implementem políticas eficazes de proteção.
“As organizações precisam saber que os dados que alimentam qualquer parte de seu ecossistema de IA são seguros em todas as fases da interação, reconhecendo como eles podem ser usados em aplicações, acessados por usuários e incorporados a agentes de IA”, afirmou Sanjay Beri, CEO da Netskope.
A ascensão da shadow IA e os riscos invisíveis
A disseminação de ferramentas como ChatGPT, Google Gemini e Grammarly nas empresas tem ocorrido de forma muitas vezes não monitorada, via contas pessoais dos usuários. Segundo o Relatório de Ameaças e Nuvem de IA Generativa de 2025, do Netskope Threat Labs, houve um aumento de 30 vezes na quantidade de dados enviados a aplicações de genAI por usuários internos no último ano. O relatório também aponta que 72% dos acessos a essas plataformas ainda ocorrem via contas pessoais, caracterizando o fenômeno conhecido como shadow IA.
Esse comportamento não autorizado amplia a superfície de ataque nas empresas e exige uma abordagem de segurança unificada e ponta a ponta.
Três pilares para uma IA segura nas organizações
Os novos aprimoramentos do Netskope One com DSPM oferecem às empresas um conjunto de funcionalidades voltadas à segurança de dados durante toda a jornada da IA, desde o desenvolvimento até a utilização prática:
- Treinamento seguro de LLMs: Impede que dados sensíveis sejam utilizados em processos de aprendizado de máquina, tanto em modelos públicos quanto privados.
- Avaliação de risco com base no contexto: Combina a classificação de dados com o mecanismo de DLP da Netskope para identificar as ameaças mais relevantes.
- Governança automatizada: Define políticas conforme a origem, a sensibilidade e o uso dos dados, com aplicação automática para garantir a conformidade.
“O Netskope One desvenda o mistério da IA, auxiliando as organizações a trilhar suas jornadas orientadas por todo o contexto das interações de IA e protegendo os dados em todo o processo”, reforçou Sanjay Beri.
Monitoramento, contexto e proteção contra perda de dados
Com os novos recursos, empresas podem estabelecer uma base sólida para a adoção de IA responsável. O Netskope One oferece:
- Descoberta e classificação de dados sensíveis, prevenindo vazamentos e ataques de envenenamento de dados;
- Monitoramento de comportamento dos usuários, com rastreamento de interações entre ferramentas públicas e privadas de IA;
- Aplicação de políticas granulares, que controlam ações como upload, cópia, impressão e resposta de IA, com suporte ao uso seguro de soluções como Microsoft Copilot e versões empresariais do ChatGPT.
A solução também integra o Cloud Confidence Index (CCI), que avalia riscos em mais de 370 aplicações de genAI e 82 mil aplicações SaaS, fornecendo uma visão abrangente do ecossistema de IA dentro das organizações.