A Solutis, empresa de tecnologia especializada na sustentação de jornadas digitais, anunciou Rogério Magalhães como diretor do recém-criado AI Center, unidade estratégica da companhia voltada à aceleração da adoção de inteligência artificial (IA). A iniciativa reforça o compromisso da Solutis em transformar a cultura interna e fortalecer seu posicionamento como referência em projetos de IA para empresas públicas e privadas.
Com ampla bagagem no setor, Magalhães assume o novo desafio com o objetivo de consolidar a cultura AI First na Solutis e escalar soluções com alto impacto para clientes de setores como financeiro, utilities e governo.
Trajetória sólida em dados, analytics e IA
Com mais de duas décadas de experiência em dados, business intelligence, analytics e inteligência artificial, Rogério Magalhães construiu uma carreira robusta em consultorias renomadas, como PwC, Capgemini e NTT Data, além de liderar frentes de transformação digital no Itaú e, mais recentemente, estar à frente da área de IA e personalização da Livelo.
Na Solutis, o executivo atuará de forma transversal, com foco em integrar a IA às decisões estratégicas da companhia e de seus clientes. “O centro nasce como uma unidade estratégica para fortalecer nossa cultura AI First e escalar projetos de inteligência artificial com alto impacto para nossos clientes”, afirma Paulo Marcelo, CEO da Solutis. “Rogério traz a expertise necessária para liderar essa transformação, com a visão ampla de quem já atuou em diferentes indústrias e ambientes, sempre com foco em inovação orientada por dados.”
AI Center quer posicionar a Solutis como referência em IA no Brasil
O AI Center da Solutis foi concebido para acelerar a adoção de inteligência artificial em todas as frentes de negócio da empresa, além de impulsionar projetos nos clientes. Entre as metas da nova estrutura, estão a capacitação técnica da liderança e das equipes internas e a criação de um portfólio robusto de cases de sucesso até o final de 2025.
“Vamos treinar desde os gestores até os desenvolvedores da Solutis em IA. Nossa meta é capacitar 100% da liderança em IA e ter ao vários cases de sucesso rodando em clientes dos setores financeiro, utilities e público até o fim do ano”, revela Magalhães.
IA como motor de inovação e novos negócios
Magalhães terá também a responsabilidade de fomentar uma cultura interna voltada à inovação com IA, promovendo a identificação contínua de oportunidades de uso da tecnologia, tanto em ofertas ao mercado quanto em soluções personalizadas para os clientes já atendidos pela Solutis.
“Queremos que todos pensem e usem IA para solucionar problemas de negócios e no desenvolvimento de software seja na criação de ofertas para o mercado, seja nos clientes nos quais a Solutis já atua”, finaliza.





