A Lumu Technologies, referência global em Continuous Compromise Assessment®, acaba de anunciar o lançamento da Lumu SecOps Platform, uma solução de operações de segurança cibernética (SecOps) desenvolvida para integrar e automatizar todos os principais pilares da defesa digital: detecção e resposta a incidentes, automação de tarefas, conformidade com regulamentações e inteligência de ameaças em redes, identidades e endpoints.
A nova plataforma foi pensada para funcionar como um verdadeiro centro de controle da infraestrutura de segurança de uma organização, com foco em eficiência operacional, visibilidade unificada e mitigação proativa de riscos.
“Para enfrentar o cenário atual, as organizações precisam detectar e responder a ameaças a todo momento, garantir a conformidade e conectar suas superfícies de ataque externas com o que está acontecendo na rede. Tradicionalmente, as equipes de segurança e TI eram forçadas a usar diversas ferramentas desconectadas (SIEMs, SOARs, XDRs, feeds de inteligência de ameaças etc.) para atingir esses objetivos”, afirma Ricardo Villadiego, fundador e CEO da Lumu.
“Criamos a Plataforma Lumu SecOps para fornecer uma solução abrangente, porém simples e flexível, para esse caos. Nosso objetivo é ajudar organizações de todos os portes a operar a cibersegurança com eficiência, e nossa plataforma foi desenvolvida para cumprir essa promessa”, completa Villadiego.
Recursos integrados para visibilidade e resposta automatizada
A Lumu SecOps Platform traz um conjunto robusto de soluções capazes de elevar o nível de maturidade em cibersegurança das empresas. Os principais componentes são:
- Lumu Defender: solução NDR (Network Detection and Response) que expande sua atuação para identidades, dispositivos e workloads na nuvem, com avaliação contínua de comprometimento.
- Lumu Autopilot™: automatiza a triagem de alertas e orquestra respostas, liberando as equipes de segurança para ações mais estratégicas.
- Lumu Discover™: monitora continuamente a presença digital da organização, inclusive na dark web, identificando exposições de credenciais e vazamentos.
- Maltiverse by Lumu: módulo de inteligência de ameaças que oferece visibilidade personalizada e insights em tempo real sobre campanhas maliciosas e malware emergentes.
- Lumu Archive: armazena e protege logs por até dois anos, apoiando investigações forenses e atendendo exigências regulatórias com busca retroativa de indicadores de comprometimento.
A importância da NDR como núcleo da segurança moderna
Especialistas destacam que o modelo centrado em endpoints já não basta para garantir resiliência frente às ameaças atuais. A capacidade de detecção baseada na rede ganha relevância como pilar das estratégias mais avançadas de segurança cibernética.
“Depender apenas da segurança centrada em endpoints não é mais suficiente. Adversários inevitavelmente atravessarão as defesas do perímetro e acessarão a rede, o que torna a NDR crucial para operações de segurança eficientes e resilientes. A NDR deve ser o núcleo de qualquer estratégia de segurança moderna — não apenas pela visibilidade, mas porque sua telemetria e insights podem enriquecer funções críticas como inteligência de ameaças, gerenciamento de incidentes e avaliação de superfície de ataque. O poder da NDR se multiplica quando sua inteligência é correlacionada a todas as tecnologias de segurança implementadas na organização”, diz Christopher Kissel, Vice-Presidente de Pesquisa de Produtos de Segurança e Confiança da IDC.
Disponibilidade e mais informações
A Lumu SecOps Platform já está disponível e promete transformar a forma como as empresas monitoram, reagem e se antecipam a ameaças cibernéticas. A solução oferece inteligência em tempo real, visibilidade sobre superfícies externas de ataque e retenção de dados compatível com normas regulatórias, tudo em um único ambiente integrado.