A CM Mobile, uma das principais empresas de mensageria corporativa da América Latina, iniciou oficialmente suas operações no Brasil. Com mais de 5 mil clientes em 12 países, a empresa aposta na demanda de pequenas e médias empresas (PMEs) por soluções acessíveis, seguras e certificadas para comunicação com clientes. A estratégia brasileira foca especialmente em aplicações no WhatsApp, principal canal de mensagens do país.
“Existem soluções deste tipo no Brasil, mas todas elas estão voltadas ao mercado de enterprises”, afirma Pólen Kuhnen, Country Manager da CM Mobile. “Identificamos no segmento de pequenas e médias empresas a necessidade de tecnologias em chat certificadas pela Meta, e ao mesmo tempo acessíveis, que permitam um trabalho feito com segurança e ao mesmo tempo viável financeiramente. É nesse nicho que pretendemos atuar.”
Tecnologia de mensageria omnichannel com IA generativa
Conhecida fora do Brasil como Concepto Movil, a empresa registrou em 2024 mais de 6 bilhões de mensagens trafegadas na plataforma, com forte presença no México, Colômbia, Peru e América Central. No Brasil, a expectativa é conquistar dois mil clientes até 2030 e contar com uma equipe de 30 colaboradores até 2028.
O portfólio da CM Mobile oferece uma plataforma omnichannel com atendimento automatizado por bots com inteligência artificial generativa e menus com árvores de decisão, além de suporte humano. Totalmente traduzida para o português, a tecnologia permite personalização de acordo com os diferentes tipos de negócio, e os bots evoluem com o uso, aprimorando a experiência do cliente.
As bases de conhecimento são administradas separadamente para cada cliente, o que garante maior segurança e personalização na gestão dos dados e nas interações.
WhatsApp como pilar da operação brasileira
Segundo Kuhnen, o WhatsApp será o canal prioritário para a operação brasileira, devido ao seu protagonismo no relacionamento entre empresas e consumidores. “Somos, junto à Índia, o país que mais utiliza o aplicativo. É do maior interesse de nossos clientes que facilitemos o seu uso para a geração de negócios“, explica Kuhnen.
Entre as soluções destacadas está o VentaChat, plataforma que viabiliza vendas diretamente pelo WhatsApp, com catálogo interativo de produtos, atendimento em tempo real e funcionalidades para pedidos e transações. “O selo de verificação oficial da Meta ajuda a contornar receios de clientes sobre golpes”, acrescenta Kuhnen. “Isso é um ponto ainda a ser amadurecido no mercado brasileiro: temos ferramentas que permitem transações seguras dentro do WhatsApp, e contornam as diversas fraudes que recebemos constantemente.”
Outra ferramenta oferecida é o Broadcaster Bot, que automatiza e personaliza a comunicação via WhatsApp Business, Messenger, RCS, Apple Business Messages e outros canais, respondendo dúvidas frequentes e oferecendo suporte por robôs ou agentes.
Aposta no potencial do mercado brasileiro
Com uma proposta clara de democratizar o acesso à tecnologia de mensageria, a CM Mobile vê o Brasil como mercado estratégico. “O Brasil possui o maior mercado de toda a América Latina, mas com uma fatia muito grande de empresas ainda não atendida por tecnologias desse tipo. Confiamos no potencial das nossas soluções, e sabemos que estamos diante de uma alta demanda para um serviço mais acessível, que é exatamente o que oferecemos”, finaliza Kuhnen.





