A SonicWall, fornecedora global de soluções de cibersegurança, acaba de lançar um novo portfólio de serviços de suporte técnico com foco no mercado brasileiro. A estratégia da empresa une Inteligência Artificial (IA) e a experiência de profissionais com décadas de atuação em cybersecurity, em uma abordagem inovadora que promete mais agilidade, escalabilidade e flexibilidade para empresas que operam no universo digital.
“A IA é uma ótima ferramenta, mas não se compara à conexão humana e às habilidades interpessoais que um agente de suporte bem treinado pode oferecer”, afirma Thiago Sapia, diretor de vendas da SonicWall Brasil. “Cria-se uma relação de fidelidade e companheirismo com o cliente e com o parceiro que vai além da resolução de um incidente específico.”
Tecnologia de ponta a serviço do atendimento
No centro dessa transformação estão duas ferramentas com tecnologia avançada: a SonicPlatform e o SonicBot. Integradas ao suporte da SonicWall, elas atuam lado a lado com especialistas para entregar uma experiência automatizada, mas ao mesmo tempo humanizada. A IA é usada para automatizar processos como detecção de ameaças, atualização de soluções e correção de vulnerabilidades — tudo em tempo real.
“Na SonicWall Brasil, o cenário do atendimento ao cliente está passando por uma transformação. Agentes humanos e IA trabalham em colaboração para maximizar a experiência do cliente e dos parceiros. O grande potencial da IA é usado para multiplicar os talentos e a agilidade do time de suporte”, diz Sapia.
Essa integração sem atritos entre IA e atendimento humano representa um novo modelo de suporte técnico, mais eficiente e alinhado aos desafios do ambiente digital atual.
Suporte escalável e com resposta em segundos
A automatização inteligente permite ganhos expressivos de escala. Em um exemplo citado por Sapia, a plataforma da SonicWall pode verificar, em milissegundos, o status de mil firewalls em um ambiente corporativo, identificando quais estão atualizados e quais ainda precisam de correções.
Além disso, a nova oferta garante acesso imediato aos níveis 2 e 3 de suporte, com atuação conjunta de especialistas brasileiros e internacionais. “Reduzimos o tempo de espera de horas e minutos para literalmente segundos”, afirma Sapia.
Outro diferencial importante da nova abordagem da SonicWall é a possibilidade de contratação mensal dos serviços de suporte, o que se alinha à realidade financeira de muitas empresas no Brasil.
“É algo que vai ao encontro da realidade financeira de muitas empresas brasileiras, que dependem do mundo digital para operar mas nem sempre contam com altos orçamentos”, destaca o executivo.
Suporte como pilar estratégico da transformação digital
Com mais de 20 anos de atuação no mercado, Sapia defende uma visão holística do suporte técnico. Para ele, o atendimento vai além da resolução de incidentes: é uma peça-chave para a sustentação dos negócios digitais.
“O suporte é parte de uma abordagem holística em que o que se passa com o cliente gera mudanças na SonicWall e no ecossistema de canal, sempre visando a sustentação dos negócios digitais de nossos usuários.”
Com essa nova oferta, a SonicWall reafirma seu compromisso com inovação, segurança e relacionamento próximo com seus clientes e parceiros, posicionando-se como um dos principais players em suporte técnico com inteligência artificial aplicada à cibersegurança.













