O Gartner, Inc. revelou suas principais previsões para o setor de Data & Analytics (D&A), apontando que até 2025 metade das decisões empresariais será aprimorada ou automatizada por agentes de inteligência artificial (IA). A consultoria destaca que o desenvolvimento da alfabetização executiva em IA será fundamental para elevar o desempenho financeiro das organizações.
Carlie Idoine, Vice-Presidente Analista do Gartner, reforça o papel da IA nas decisões corporativas: “A IA já influencia diretamente a forma como as organizações trabalham e tomam decisões. No entanto, ela alerta que esse valor só se concretiza quando existe um alinhamento eficaz entre dados, analytics e governança.”
Governança e alinhamento entre dados e IA são essenciais
O Gartner recomenda que líderes de D&A colaborem com stakeholders para identificar decisões críticas passíveis de serem potencializadas pela inteligência artificial, sempre mantendo a participação humana e uma gestão de riscos rigorosa. O foco em governança responsável é apontado como um diferencial competitivo para o uso da IA.
Segundo o relatório, empresas que investirem na capacitação prática e alfabetização executiva em IA até 2027 podem alcançar até 20% de aumento em seu desempenho financeiro em comparação às que não adotarem essas iniciativas. “Executivos instruídos sobre os riscos, oportunidades e custos associados à IA tendem a tomar decisões mais acertadas”, explica o Gartner.
Cresce uso de dados sintéticos e modelos de IA internos
O uso de dados sintéticos para treinar modelos de IA ganhará força, principalmente para garantir privacidade e diversidade nos conjuntos de dados. Contudo, falhas na gestão desses dados podem comprometer a governança e a conformidade regulatória. O Gartner destaca a importância da gestão de metadados para assegurar contexto e rastreabilidade.
Até 2028, a criação interna de modelos de IA Generativa (GenAI) deve representar 30% dos projetos em produção em larga escala, refletindo uma busca por redução de custos e maior controle, em contraponto às soluções prontas de mercado. Isso exigirá decisões estratégicas claras entre construir ou comprar tecnologias, considerando integração e riscos.
Empresas que investirem em metadados ativos e dados semanticamente organizados podem obter até 80% mais precisão em seus modelos de IA, além de reduzir custos operacionais em até 60%. A organização dos dados ajuda a minimizar erros e desperdícios de recursos computacionais.
IA assume papel estratégico em conselhos até 2029
O Gartner projeta que, até 2029, conselhos de administração ao redor do mundo utilizarão a IA como consultora estratégica, inclusive para questionar decisões executivas de alto impacto. Essa transformação exigirá novas políticas de supervisão e governança transparente, reforçando a necessidade de uma sólida estrutura de dados.
Para clientes do Gartner, os relatórios “Predicts 2025: AI-Powered Analytics Will Revolutionize Decision Making” e “Predicts 2025: CDAOs Must Embrace Their Role in AI or Risk Credibility Loss” detalham essas tendências, complementados pelo webinar gratuito “The Gartner Top Data & Analytics Predictions for 2025”.





