O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense concluiu um projeto estratégico de transformação digital que se mostrou crucial para a continuidade do clube diante da enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Com apoio da Claranet Brasil e da Amazon Web Services (AWS), o clube migrou sua infraestrutura para a nuvem, adotando o SAP S/4HANA e modernizando sua base de dados — garantindo resiliência, segurança e performance operacional.
Realizada dois meses antes da tragédia climática, a migração digital posicionou o Grêmio em um novo patamar de maturidade tecnológica. A nova arquitetura baseada em cloud, sustentada por boas práticas como FinOps e DevSecOps, transformou a operação de TI do clube e permitiu manter os serviços ativos mesmo com data centers locais inoperantes.
Ambiente resiliente protege dados e garante continuidade do clube
Antes da modernização, o Grêmio enfrentava desafios que comprometiam produtividade, segurança e experiência dos usuários. A parceria com a Claranet, especialista em cloud, cibersegurança, dados & IA e modernização de aplicações, teve como objetivo acelerar a digitalização do clube.
Com a implementação do SAP S/4HANA e a atualização para o banco de dados HANA HDB, o clube passou a operar em um ambiente escalável e confiável. “A experiência com a Claranet foi além das expectativas. A entrega foi precisa e a equipe demonstrou alto nível de competência técnica”, afirma Diego Baldi, Coordenador de SecOps/TI do Grêmio.
Projeto se pagou antes da primeira fatura da AWS
A importância do novo ambiente foi colocada à prova quando a maior enchente da história do estado afetou centenas de organizações. A infraestrutura em nuvem evitou que o Grêmio sofresse paralisações operacionais. “Enquanto outras empresas corriam para resgatar seus data centers com barcos, o Grêmio não precisou se preocupar. Se estivéssemos no modelo antigo, teríamos enfrentado seis meses de downtime. O ROI do projeto se pagou antes mesmo da primeira fatura da AWS”, relata Thiago Hendges, gerente de TI do Grêmio.
O novo ambiente digital também trouxe ganhos em automação, visibilidade e escalabilidade, liberando a equipe de TI para focar em iniciativas que aprimoram a experiência de sócios e torcedores.
“Com o Grêmio, reforçamos nosso compromisso de transformar negócios com tecnologia. Esse projeto mostra como a inovação pode ir além do campo e se tornar um ativo estratégico para a continuidade e evolução de organizações em qualquer setor”, afirma Helton Pereira, Diretor de Operações da Claranet no Brasil.





