A Speedcast, líder global em serviços de comunicação e TI para ambientes remotos, anunciou nesta segunda-feira (23) o lançamento da nova geração de sua solução de gerenciamento de rede SIGMA™. A atualização traz uma arquitetura robusta para enfrentar desafios crescentes em visibilidade, controle, conformidade e segurança no gerenciamento de ambientes Edge Computing distribuídos.
Desenvolvido para acompanhar a transformação digital das operações remotas, o novo SIGMA combina um sistema operacional otimizado com uma plataforma de orquestração SaaS nativa de nuvem. A solução foi projetada para implementações virtualizadas, permitindo atualizações baseadas em políticas corporativas, automação em larga escala e implantações contínuas em milhares de dispositivos de ponta.
Integração com conectividade LEO reforça suporte a operações em locais isolados
A evolução da plataforma também reflete o crescimento da demanda por conectividade via satélites de órbita terrestre baixa (LEO). Como distribuidora global de serviços como Starlink e Eutelsat OneWeb, a Speedcast integrou o suporte nativo a essas soluções no SIGMA.
A nova versão é compatível com múltiplas constelações emergentes e com tecnologias já consolidadas, oferecendo suporte a ambientes SD-WAN multivendor e aplicações industriais, em uma implantação de ponta altamente flexível, automatizada e com marketplace integrado.
“O SIGMA sempre foi um produto emblemático da Speedcast e um dos mais procurados por nossos clientes”, afirma Dee Schwalb, diretora de produto da empresa. “Nossa experiência no suporte a operações remotas de clientes proporcionou insights valiosos sobre suas necessidades e desafios diversos, os quais foram diretamente traduzidos em melhorias na nova versão”, conclui.
Segurança, automação e conformidade com padrões internacionais
A nova geração do SIGMA melhora o controle e a automação de dispositivos edge, viabilizando a diversificação de hardware e redução de custos operacionais. As atualizações priorizam segurança cibernética, incluindo:
- Firewall avançado com proteção baseada em hardware
- Boot seguro (measured boot)
- Criptografia de dados
- Modelo de acesso baseado em funções com Zero Trust
- Desativação de portas físicas não utilizadas
Essas funcionalidades atendem aos novos Requisitos Unificados da Associação Internacional de Sociedades de Classificação (IACS), que exigem cibersegurança desde o projeto e construção de navios. Com arquitetura nativa da nuvem, o SIGMA garante que design, implantação e ciclo de vida das aplicações estejam em conformidade com esses padrões.
“A nova arquitetura do SIGMA oferece implementações gerenciadas de aplicações em contêineres ou máquinas virtuais que os clientes podem utilizar em suas operações digitais”, explica Schwalb. “É o início de uma nova era em que os clientes poderão adicionar, gerenciar e implantar conjuntos de soluções complexas de forma segura ao longo de todo o ciclo de vida das aplicações.”













