A computação quântica avança rapidamente e promete revolucionar o processamento de dados — mas também acende um alerta no setor de segurança cibernética. Antecipando-se a esse cenário, a Commvault, referência global em resiliência cibernética e proteção de dados para nuvem híbrida, anunciou a ampliação de seu suporte a criptografia pós-quântica (PQC).
A atualização inclui o suporte ao algoritmo Hamming Quasi-Cyclic (HQC), projetado para mitigar riscos como o “coletar agora, descriptografar depois”, técnica em que agentes maliciosos interceptam dados criptografados hoje para quebrá-los no futuro com a ajuda da computação quântica.
“A ameaça quântica não é teórica”, disse Bill O’Connell, diretor de segurança da Commvault. “Fomos um dos primeiros provedores de resiliência cibernética a abordar a computação pós-quântica e, ao integrar novos algoritmos como o HQC e avançar nossa estrutura de agilidade criptográfica, estamos fornecendo aos nossos clientes as ferramentas necessárias para navegar nesse cenário complexo com confiança.”
Algoritmos recomendados pelo NIST integram nova estrutura de segurança
Desde agosto de 2024, a Commvault já oferece suporte a algoritmos resistentes à computação quântica, como CRYSTALS-Kyber, CRYSTALS-Dilithium, SPHINCS+ e FALCON, todos recomendados pelo NIST (National Institute of Standards and Technology). A estrutura de crypto-agility da empresa, integrada à plataforma Commvault Cloud, permite que os clientes adotem novos padrões criptográficos sem a necessidade de reestruturar seus sistemas.
Com a adição do HQC, a empresa fortalece ainda mais sua proposta de segurança proativa contra ameaças quânticas, particularmente relevantes para setores que exigem armazenamento de dados em longo prazo, como saúde e finanças.
“A preparação para a era quântica tornou-se um imperativo de negócios”, afirma Phil Goodwin, vice-presidente de pesquisa da IDC. “A adoção antecipada pela Commvault de criptografia resistente à computação quântica e seu compromisso com a agilidade criptográfica a colocam na vanguarda entre os provedores de software de proteção de dados.”
Setores regulados veem na criptografia pós-quântica um diferencial estratégico
Organizações públicas e privadas têm buscado soluções que atendam a requisitos regulatórios rigorosos e que garantam a proteção de dados sigilosos em um horizonte de décadas. Os novos recursos da Commvault têm sido bem recebidos por instituições que lidam com grandes volumes de dados sensíveis.
“A Commvault tem sido um parceiro inestimável em nossa jornada para fortalecer a resiliência cibernética”, declarou Jeff Day, vice-diretor de segurança da informação do Departamento de Transportes de Nevada. “Sua liderança na adoção de criptografia pós-quântica é exatamente o que precisamos para proteger informações altamente sensíveis.”
Na Associação Médica Britânica, os novos recursos também foram considerados essenciais para a proteção de dados de saúde.
“A rápida integração pela Commvault dos padrões resistentes à computação quântica do NIST, especialmente o HQC, nos dá grande confiança de que nossas informações críticas estão protegidas agora e no futuro”, disse Peter Hands, diretor de segurança da informação da entidade.
Criptografia pós-quântica já está disponível na Commvault Cloud
Os novos recursos de criptografia pós-quântica da Commvault estão disponíveis para todos os clientes da Commvault Cloud que utilizam a versão CPR 2024 (11.36) ou superior. Com isso, as organizações podem iniciar imediatamente a transição para uma segurança de dados preparada para o cenário quântico.
Segundo dados da ISACA (Information Systems Audit and Control Association), 63% dos profissionais de tecnologia acreditam que a computação quântica aumentará os riscos cibernéticos, e metade deles já vislumbra impactos regulatórios e de conformidade. O consenso entre especialistas é claro: o momento de agir é agora.













