A XP Inc., uma das principais instituições financeiras do Brasil, obteve ganhos significativos ao reformular sua estratégia de marketing com o uso de inteligência artificial (IA) e dados em tempo real. A mudança foi viabilizada pelas tecnologias da Databricks, especializada em dados e IA, e da Hightouch, plataforma de ativação de dados, resultando em um aumento de 32,7% no retorno sobre investimento em anúncios (ROAS), utilizando o mesmo orçamento de mídia, e em 62,5% mais geração de leads qualificados.
O case foi apresentado no Databricks Data + AI Summit, realizado neste mês em São Francisco, e ilustra como a modernização da infraestrutura de dados ajudou a XP a superar desafios de atribuição e reduzir os custos crescentes de aquisição.
Resultados impulsionados por dados integrados e machine learning
Com a integração dos dados do backend ao lakehouse da Databricks em tempo real e o uso de automação via Hightouch, o time de marketing da XP conseguiu reduzir em 34% o tempo de aprendizado das campanhas e otimizar o direcionamento de clientes aos assessores e segmentos mais adequados.
Entre os resultados das campanhas-piloto estão:
- Redução de 17% no CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
- Aumento de 62,5% na geração de leads qualificados
- Crescimento de 32,7% no ROAS com o mesmo orçamento
- Segmentação aprimorada com dados integrados em tempo real
Esses avanços permitiram à XP tomar decisões mais ágeis e baseadas em dados, com impacto direto na performance comercial.
Dados em tempo real e IA transformam aquisição de clientes
A adoção de uma arquitetura de dados moderna tem papel central na transformação digital da XP. Para a Databricks, essa jornada comprova a eficácia do uso de IA aplicada aos negócios.
“Acreditamos que inteligência em tempo real é essencial para transformar dados em impacto de negócio. O trabalho com o marketing da XP e a Hightouch exemplifica como uma arquitetura de dados moderna, combinada com machine learning e ativação inteligente, redefine a eficiência do marketing digital,” afirma Marcos Grilanda, Vice-Presidente e Gerente Geral da Databricks para a América Latina.
“Ao integrar IA, dados em tempo real e uma infraestrutura robusta, conseguimos transformar a maneira como adquirimos clientes. Mais do que reduzir custos, estamos qualificando melhor nossos leads e evoluindo nossas iniciativas orientadas por dados, com eventuais ruídos sendo detectados em minutos não apenas pelo time de tecnologia, mas também pelos times de negócio.”, declarou Marcelo Duarte, Head de Aquisição e Crescimento de Clientes da XP Inc.
Próximas etapas: IA aplicada a interações com clientes
O plano da XP é evoluir ainda mais seus modelos de marketing preditivo, incorporando dados externos — como os da Experian — e aplicando inteligência artificial para gerar insights a partir das transcrições de interações com clientes.
Outros avanços técnicos da parceria incluem:
- Envio contínuo de dados enriquecidos para o lakehouse da Databricks
- Modelo de IA com 66% de precisão para prever ativação de contas e potencial de investimento
- Ativação de insights diretamente nas plataformas de mídia (Meta, Google, TikTok) via reverse ETL e APIs da Hightouch
Com os resultados conquistados, a XP reforça seu compromisso com um marketing cada vez mais eficiente, baseado em dados e inteligência artificial.





