A Motiva, maior grupo de mobilidade da América Latina, adotou o IBM Planning Analytics para modernizar sua operação financeira e integrar sistemas de forma mais inteligente. O projeto – que já está em sua quinta fase – tem como objetivo transformar dados brutos em insights em tempo real, trazendo mais precisão e agilidade para as decisões estratégicas da companhia.
Com presença em 13 estados brasileiros, mais de 16 mil colaboradores e cerca de 40 milhões de clientes atendidos por ano, a Motiva atua em gestão de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos. A implementação contou com apoio da consultoria CTI Global e do distribuidor TD SYNNEX, em um projeto que vem redesenhando os processos de planejamento corporativo e reduzindo custos com tecnologia.
Redução de tempo e aumento da precisão com tecnologia IBM
O novo sistema veio substituir uma solução anterior que já não atendia à demanda crescente de atualização de dados e previsões financeiras da Motiva. Desde então, o tempo para execução do budget caiu para um terço do que era anteriormente, graças à automação de rotinas e entrega de informações estratégicas em tempo real.
O IBM Planning Analytics, desenvolvido com tecnologia IBM watsonx, também oferece um assistente de inteligência artificial generativa, que amplia a participação de diferentes áreas no planejamento, viabiliza simulações complexas de cenários e melhora a análise de lucratividade.
“A ferramenta tem se mostrado essencial para fornecer informações em tempo real e auxiliar a tomada de decisões, o que tem um impacto direto no retorno para os acionistas”, afirma José Freitas, diretor de planejamento corporativo da Motiva.
Escalabilidade e colaboração: os pilares do sucesso do projeto
Segundo Francisco Loschiavo, sócio-gerente da CTI Global, a diversidade e a escala da operação da Motiva exigiram uma solução robusta e flexível. “A ferramenta se mostrou robusta e flexível, capaz de lidar com grandes volumes de dados e fornecer alto desempenho, mesmo com muitas pessoas trabalhando na ferramenta ao mesmo tempo”, explica Loschiavo.
A integração entre as equipes da Motiva, da CTI Global, da IBM e da TD SYNNEX foi essencial para o êxito da iniciativa. A distribuidora também participa do projeto por meio de seu Centro de Excelência, voltado ao desenvolvimento de soluções com tecnologias emergentes.
Mais do que tecnologia: mudança de processos internos
A transformação na Motiva vai além da adoção de uma nova ferramenta. Para Thiago Viola, diretor de IA, dados e segurança da IBM Brasil, o maior impacto está na forma como a empresa passou a repensar suas rotinas internas:
“A mudança nos processos internos, gerada pela necessidade de rever e repensar as rotinas, acabou proporcionando transformações significativas e tornando os processos da Motiva muito mais ágeis e modernos”, afirma o executivo.
Com os primeiros resultados positivos, a Motiva pretende expandir o uso da ferramenta em outras áreas do grupo, aprofundando a automação de processos e a qualidade das análises. O foco continua sendo entregar mais agilidade, precisão e transparência para os stakeholders e melhorar a experiência de colaboradores e clientes.