A Porto, empresa com atuação em seguros, saúde, serviços financeiros e soluções para residências e automóveis, modernizou sua estratégia de backup com a implementação da solução Commvault Complete Data Protection. A iniciativa visa aumentar a escalabilidade, segurança e eficiência da área de TI da companhia, que conta com mais de 13 mil colaboradores e uma rede de 27 empresas.
Diante do desafio de gerenciar uma infraestrutura de backup baseada em agentes e hardwares legados, a Porto identificou a necessidade de evoluir sua solução para atender às exigências de alta volumetria, diversidade de ambientes e restauração rápida de dados. Em 2023, a companhia lançou um RFP para transformar seu ambiente de backup, visando maior agilidade e confiabilidade nas operações críticas do negócio.
Solução unificada acelera processos e reduz riscos operacionais
Após o processo de avaliação, a Porto optou pela Commvault Complete Data Protection, que substituiu a arquitetura antiga por uma plataforma unificada e escalável. A implantação iniciou-se em janeiro de 2024, com a primeira execução de backup em maio, realizada por meio de migração gradual que priorizou ambientes menos complexos antes de englobar sistemas críticos.
“O projeto nos trouxe não só mais segurança, mas também a possibilidade de consolidar nossas operações de backup em uma plataforma única. Com a solução, reduzimos drasticamente o tempo de restauração e ganhamos mais controle e visibilidade sobre os dados”, afirma Daniel Martins, líder de tecnologia de backup da Porto. “Hoje, restauramos arquivos essenciais com poucos cliques e garantimos máxima confiabilidade para nossos negócios e clientes”, complementa.
Benefícios e próximos passos na jornada de proteção de dados
A tecnologia da Commvault permitiu que a equipe de backup da Porto focasse em atividades estratégicas, com ganhos expressivos em eficiência. Entre os avanços, destacam-se:
- Integração otimizada com ambientes Oracle e Exadata, permitindo novos investimentos em soluções complementares;
- Automação dos testes de recuperação, reduzindo riscos e eliminando intervenções manuais;
- Maturidade nas auditorias com agilidade nos processos de restore, atendendo às demandas de compliance.
“O próximo passo da Porto será ampliar sua estratégia de Cyber Recovery para garantir ainda mais segurança e continuidade operacional. Com essa evolução, reafirmamos nosso compromisso com a inovação e excelência na gestão de dados”, conclui Daniel Martins.
Marcelo Rodrigues, country manager da Commvault, reforça a importância da parceria: “Temos conversado com vários clientes sobre se recuperar mais rápido e facilitar testes de recuperação do que é importante para identificar e otimizar cada vez mais a estratégia de Cyber Resilience. A parceria com a Porto é um excelente exemplo de como a tecnologia certa, combinada com uma visão estratégica de TI, pode melhorar a forma como as empresas protegem e gerenciam seus dados.”





