A Holambra Cooperativa Agroindustrial, com sede em Paranapanema (SP), está colhendo os frutos de uma estratégia robusta de cibersegurança. Por meio da adoção de soluções SonicWall e apoio técnico da Informo, a cooperativa implementou medidas que não só reforçaram a proteção do ambiente digital, mas também contribuíram para uma significativa redução de deslocamentos técnicos, aumentando a eficiência e a resiliência do ecossistema digital da organização.
Com 170 empresas cooperadas, 700 colaboradores diretos e cerca de 6 mil profissionais interagindo de forma indireta, a Holambra movimenta mais de R$ 2,9 bilhões por ano. Cerca de 80% das suas commodities, como soja, milho, trigo e feijão, são exportadas para mercados exigentes como os Estados Unidos e a China.
Padronização da segurança e gestão remota com Firewalls SonicWall
A cooperativa apostou no modelo Firewall as a Service, implantando os dispositivos SonicWall NSa 2700 em alta disponibilidade (HA) na sede, e Firewalls SonicWall TZ370 e TZ270 em outros nove sites da organização. A padronização de políticas de segurança e a aplicação em diversas camadas possibilitaram uma redução de 35% nos falsos positivos.
“Houve uma redução em 35% dos falsos positivos. Outro ganho é que, com a padronização das nossas políticas de segurança nas várias camadas de soluções ativadas nos Firewalls SonicWall, conseguimos baixar de 40 visitas técnicas por mês aos vários sites da Holambra espalhados pelo Sudoeste Paulista para, no máximo, e de forma eventual, 1 visita por semana. Ficou mais fácil atuar remotamente, de forma preventiva, em todo o nosso ambiente digital”, afirma Cesar Brito, gerente de tecnologia da Holambra Cooperativa Agroindustrial.
Proteção de endpoints com o Capture Client
Com o SonicWall Capture Client, a cooperativa fortaleceu a segurança de desktops, notebooks e servidores, oferecendo uma camada extra de proteção com recursos de EDR (Endpoint Detection and Response), análise comportamental e controle remoto de dispositivos. O foco, segundo Brito, é proteger os profissionais que atuam fora do perímetro físico da cooperativa.
“Nossa força de vendas e o corpo de diretores e gerentes, em especial, muitas vezes trabalham fora do perímetro da empresa. Para garantir a integridade dos computadores desses profissionais incluímos todos na nossa rede e realizamos a gestão remota desses PCs. Usamos o Capture Client para elevar o nível de segurança e de gerenciamento desses dispositivos. A liberdade dos nossos colaboradores é protegida por nós”, explica o executivo.
Integração entre unidades e monitoramento contínuo
Com múltiplos provedores de serviços de telecomunicações, a Holambra decidiu centralizar a comunicação das unidades em torno do ambiente SonicWall, utilizando VPNs seguras e recursos como Web Filter, que protege os acessos à internet.
“Conseguimos, ainda, realizar a aplicação de políticas de segurança em toda o ambiente corporativo, além de atualizar a plataforma para identificar agentes. Diante de uma ameaça em potencial, usamos a plataforma SonicWall para identificar esse perigo e bloqueá-lo”, destaca Brito.
Parceria estratégica com a Informo
A transformação digital da Holambra foi impulsionada pela colaboração próxima com a Informo, parceira da SonicWall. A empresa apoiou o redesenho da arquitetura de rede e continua atuando como uma extensão da equipe interna de TI da cooperativa.
“A Informo é vista por nós como uma extensão da nossa TI. Trata-se de um parceiro premium, nota 10. Recentemente, quando precisamos ampliar nosso ambiente de cybersecurity, os profissionais Informo se sentaram com nossa equipe e colaboraram no redesenho de nossa arquitetura. Atitudes como estas nos dão uma grande confiança neste parceiro”, elogia Brito.
Marco Antonio Giarone, arquiteto de soluções de segurança da Informo, também destaca o comprometimento da cooperativa com a segurança da informação: “Além do grande conhecimento técnico do time, há um cuidado em formar uma cultura corporativa em que a segurança de dados críticos é responsabilidade de todos. Essa conquista é parte do DNA da Holambra”.
Cultura de cibersegurança reforçada por ações de comunicação
A Holambra entende que tecnologia e cultura precisam caminhar juntas. Por isso, investe também em programas de conscientização sobre boas práticas em segurança digital, com forte adesão da comunidade interna.
“Temos realizado várias ações de comunicação com as áreas de negócios, incluindo Webinars. Criamos um avatar da TI que é muito usado nessas interações com os usuários”, conta Brito. “Houve Webinars em que esperávamos 200 pessoas e, ao final do dia, 350 participaram”.
A conscientização contribuiu para o sucesso da implementação do Capture Client. “Se essa iniciativa tivesse acontecido sem o apoio dos programas de comunicação sobre as melhores práticas de cybersecurity, algum estranhamento poderia ter sido causado. Era possível que os usuários percebessem diferenças no comportamento destes dispositivos. Com ajuda dos nossos programas de comunicação, a transição foi tranquila”, conclui Brito.













