O investimento em tecnologia é hoje um dos grandes desafios para empresas que querem se manter competitivas e diferenciadas. Em um cenário de recursos escassos e custos elevados, esse investimento se torna ainda mais complexo. E é exatamente nesse cenário, que a compra de soluções tecnológicas por meio de financiamento se mostra como a solução estratégica adequada.
Por meio de operações de leasing, empréstimos ou aluguel, as empresas podem se beneficiar na preservação de seu capital e na gestão de caixa, mantendo a sustentabilidade financeira e, ao mesmo tempo que têm acesso a novas tecnologias. Ao optar pela compra financiada, as empresas mantêm seu caixa preservado, direcionando seu uso para questões operacionais e emergenciais.
Além de manterem seu caixa preservado, as empresas também se beneficiam da previsibilidade financeira, uma vez que os pagamentos são parcelados e fixos, permitindo um controle mais rigoroso de fluxo de caixa e custos.
Modalidades de compra como as operações de leasing operacional, por exemplo, permitem às empresas a utilização dos bens sem a necessidade imediata de compra, abrindo janelas para a atualização tecnológica ao longo dos contratos, possibilitando a atualização de suas soluções e evitando risco de obsolescência.
As aquisições feitas por leasing operacional e aluguel, trazem um benefício adicional à gestão fiscal das empresas. Em ambos os casos, as despesas periódicas com tais contratos podem ser deduzidas do imposto de renda, reduzindo a carga tributária a ser paga, o que favorece a rentabilidade da empresa.
Já a modalidade de empréstimo para a compra imediata se apresenta como uma ótima opção na aquisição de soluções com um conteúdo elevado de software e de serviços. Mesmo com o cenário atual de taxas de juros elevadas, os empréstimos podem ser contratados com fluxos de desembolso adaptados às demandas da empresa, diluindo custos no longo prazo e permitindo a expansão do patrimônio sem comprometer o caixa de curto prazo.
Operações de leasing, empréstimos e aluguel podem ser desenhadas de forma particular para cada empresa, envolvendo prazos de carência e fluxos diferenciados, de forma a atender as necessidades orçamentárias e de caixa.
Há que se dizer que o acesso imediato a tecnologias mais avançadas permite impulsionar a produtividade e competitividade das empresas. O financiamento habilita esse acesso sem que seja necessário desembolsos elevados no momento inicial.
Conclui-se que a aquisição de tecnologia através de operações de financiamento, representa uma alternativa inteligente, tendo em vista as necessidades que as empresas têm em acessar as melhores tecnologias, preservar capital e manter a competitividade no mercado brasileiro.
Há, portanto, inúmeras razões para que o distribuidor de soluções de tecnologia, num cenário de mercado dominado pela transformação digital, venha a se empenhar também na oferta de soluções financeiras. Ao viabilizar uma venda, contribuirá para que ganhem todos, numa cadeia que vai do fornecedor da solução tecnológica até a empresa usuária, passando por ele próprio, distribuidor, e pela revenda.
*Por João Kubitschek, Gerente sênior de soluções financeiras da TD SYNNEX para o Brasil.













