A Cisco Brasil e o Senac Pará ampliaram uma parceria estratégica para a capacitação de profissionais em Tecnologia da Informação (TI) na região Amazônica. A iniciativa oferece 500 vagas gratuitas em cursos do programa Cisco Networking Academy, com foco no fortalecimento da mão de obra especializada que atuará na COP 30, que será sediada em Belém (PA).
A ação busca não apenas atender à demanda gerada pelo evento global, mas também fomentar a inclusão digital, a empregabilidade e o desenvolvimento sustentável da região. Os cursos contemplam áreas essenciais como redes, cibersegurança, programação e habilidades digitais emergentes.
Cisco Networking Academy: formação com reconhecimento internacional
Com mais de 1 milhão de brasileiros capacitados, o Cisco Networking Academy é um dos maiores programas de educação e empregabilidade em TI do mundo. A nova etapa do projeto no Pará contará com mais de 20 turmas e tem início previsto ainda em julho.
“Estamos apoiando a democratização da educação profissional e do acesso à tecnologia em um momento tão importante como a COP 30. A parceria com o Senac Pará reforça o compromisso da Cisco com a transformação digital inclusiva do Brasil e da região Amazônica. Iniciativas como esta, que promovem educação e capacitação em tecnologia, são passos fundamentais para o desenvolvimento social e econômico”, afirma Ricardo Mucci, presidente da Cisco Brasil.
Formação voltada para inovação e sustentabilidade na Amazônia
Além de preparar profissionais para a COP 30, a iniciativa posiciona o Pará como polo de inovação tecnológica, alinhado aos desafios globais da transformação digital e às necessidades locais de desenvolvimento.
“A parceria com a Cisco reforça o compromisso do Senac Pará em promover uma educação profissional de excelência, alinhada às demandas do mercado e aos desafios globais da transformação digital. Essa iniciativa é estratégica não apenas para qualificar profissionais, mas também para posicionar o Pará como referência em inovação e empregabilidade no contexto da COP 30”, afirma Vânia Vicentini, diretora Regional do Senac Pará.
Segundo Patrizia Chermont, gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac-PA, a atuação conjunta com a Cisco é essencial para preparar talentos para o presente e o futuro, “O Senac e a Cisco compartilham o compromisso de preparar profissionais para atender às exigências do mercado de hoje e do futuro. Com a proximidade da COP 30 e as transformações que ela traz ao cenário regional, unimos forças para qualificar profissionais em áreas essenciais de tecnologia.”
Cursos com certificação e foco em empregabilidade
Os cursos serão ministrados pelo Senac na região metropolitana de Belém, com o padrão de excelência do Cisco Networking Academy. O Senac é Centro de Suporte e Parceiro Premier da Cisco na Região Norte há mais de cinco anos e conta com laboratórios especializados e professores certificados.
A capacitação será certificada com reconhecimento nacional e internacional, ampliando as possibilidades de inserção dos alunos no mercado de trabalho, inclusive durante a realização da COP 30.
O lançamento oficial do programa acontece em 16 de julho, em Belém, durante o evento “Café, TI e Negócios”, voltado à apresentação do projeto para empresas locais e à promoção do recrutamento dos profissionais formados.