A e-Safer acaba de incorporar ao seu portfólio a plataforma RiskOne, uma solução nacional voltada à gestão de riscos corporativos (GRC), que permite identificar, avaliar, tratar e monitorar riscos relacionados a fornecedores, parceiros e prestadores de serviços. Desenvolvida no Brasil, a tecnologia atende às demandas de auditorias internas e externas, órgãos reguladores e requisitos de compliance.
Com uma interface amigável e recursos integrados, a plataforma RiskOne permite visibilidade contínua sobre os controles internos da empresa e o nível de conformidade de terceiros. O sistema foi projetado para mitigar ameaças como vazamento de dados, descumprimento de SLAs, não conformidade regulatória e falhas em práticas de proteção de dados e critérios ESG (ambientais, sociais e de governança).
Conformidade, reputação e confiança na cadeia de valor
Além de gerar notificações automatizadas sobre riscos em contratações, a ferramenta possibilita a personalização de questionários e avaliações conforme o tipo e a criticidade do risco. Isso facilita a construção de um inventário detalhado de riscos de terceiros. Um dos destaques da RiskOne é a aplicação da matriz de risco (probabilidade x impacto) combinada com a técnica Bowtie, utilizada para análise visual de ameaças e barreiras preventivas.
O CTO da e-Safer, Eder Souza, ressalta que muitos riscos corporativos têm origem em contratações mal estruturadas, o que torna essencial uma análise rigorosa da reputação e das práticas de fornecedores.
“A contratação desestruturada de terceiros pode acarretar sérios riscos se não forem apuradas a procedência e reputação do fornecedor e o controle de seus processos internos, resultando em impactos financeiros indesejados, operacionais ou ações penais, conforme o caso”, comenta Souza.
Prevenção de riscos reputacionais e operacionais
A solução também inclui o monitoramento contínuo da reputação dos terceiros com base em dados estruturados, permitindo maior controle sobre possíveis vínculos com práticas antiéticas ou ilegais. Segundo o CTO, o objetivo é preservar a reputação e a integridade das organizações a partir de parcerias confiáveis.
“Confiança é vital para os negócios, e estabelecer parcerias com fornecedores envolvidos em atividades antiéticas, ilegais ou prejudiciais pode manchar a reputação da sua empresa perante clientes, parceiros, investidores e o público”, alerta o executivo.