A B3, bolsa de valores do Brasil, e a Neurotech, marca que integra seu ecossistema de dados e tecnologia, anunciaram o lançamento do Monitor de Recebíveis, uma plataforma inteligente que traz inovações para a análise de risco e gestão de garantias de duplicatas.
Desenvolvida para atuar de forma integrada à plataforma de duplicata escritural da B3, a nova solução visa ampliar a transparência, a eficiência e a segurança das operações de crédito no país, com foco em bancos, FIDCs e demais financiadores.
“Queremos ir além das exigências regulatórias e entregar inteligência real para o mercado de crédito. Com o Monitor de Recebíveis, financiadores tomam decisões mais seguras, empresas operam com mais confiança e o mercado evolui para um novo patamar de eficiência, transparência e segurança”, afirma Humberto Costa, diretor de Produtos e Estratégia de Balcão da B3.
Quatro módulos que unem tecnologia e inteligência de dados
A solução combina a infraestrutura da B3 com o poder analítico da Neurotech, utilizando a maior base de dados do mercado para gerar insights preditivos e operacionais. O Monitor de Recebíveis é composto por quatro módulos principais:
Análise do recebível: Valida automaticamente a legitimidade e o lastro da duplicata por meio de cruzamento de dados fiscais, mercantis, logísticos e de crédito.
Análise das partes: Avalia cedente e devedor com base em padrões de emissão, inadimplência, cancelamentos, alavancagem e outros comportamentos suspeitos.
Modelos de Risco: Utiliza algoritmos preditivos baseados em dados exclusivos da B3, Neurotech e Neoway para estimar inadimplência e atrasos.
Gestão automática de garantias: Acompanhamento em tempo real com recomposição de garantias e otimização via Inteligência Artificial.
Mais eficiência para o mercado de crédito brasileiro
Ao oferecer uma análise automatizada e aprofundada dos recebíveis, o Monitor de Recebíveis ajuda a reduzir riscos para financiadores e aumenta a confiança das empresas no acesso ao crédito.
A solução já está disponível para contratação e pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente.
“A B3 já lidera o registro de duplicatas mercantis no país e estamos prontos para expandir ainda mais nossa atuação, nos aproximando e ouvindo as necessidades das companhias para estarmos presente em todas as etapas: concessão do crédito, registro da duplicata, operação de crédito, liquidação e monitoramento”, afirma Costa.
Potencial de transformação em um mercado bilionário
Segundo a B3, o mercado de duplicatas no Brasil movimenta aproximadamente R$ 10 trilhões por ano, mas apenas 10% dos títulos emitidos são efetivamente negociados. Com o Monitor de Recebíveis, a expectativa é que a solução contribua significativamente para a ampliação do uso desses ativos, impulsionando a liquidez e a modernização do setor de crédito.













