A Intelbras (INTB3) registrou receita operacional líquida de quase R$ 1,25 bilhão no segundo trimestre de 2025 (2T25), alta de 35,3% em relação ao trimestre anterior e de 5,1% frente ao mesmo período de 2024. Após um primeiro trimestre impactado pela migração de seu sistema de gestão (ERP), a companhia retomou os patamares históricos de operação e desempenho.
O EBITDA da empresa avançou 90,2% frente ao 1T25, totalizando R$ 154 milhões, com margem de 12,4%. O lucro líquido do trimestre foi de R$ 136,3 milhões, crescimento anual de 15,9% e margem de 10,9%.
“O segundo trimestre representou um momento de superação. Concluímos a migração do ERP e voltamos aos patamares históricos de rentabilidade. As margens e a receita reforçam a resiliência do nosso modelo de negócios e o comprometimento de toda a equipe com a excelência”, afirma Henrique Fernandez, CEO da Intelbras.
Segmento de Segurança impulsiona o desempenho
O segmento de Segurança foi o destaque do trimestre, com R$ 779 milhões em receita, um crescimento de 16,7% na comparação anual. Com a produção retomada e os estoques recompostos, o canal de distribuição foi fortalecido. As áreas de Soluções e Projetos, Controle de Acesso e Casa Inteligente mantiveram papel estratégico.
Os segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Energia apresentaram comportamentos distintos. TIC registrou leve retração de 0,5% na comparação anual, mas cresceu 28,7% frente ao 1T25, com desempenho melhor junto aos provedores de internet. Já o segmento de Energia teve receita de R$ 202,5 milhões, queda de 19,6% em relação ao 2T24, apesar do avanço na linha de nobreaks e da preservação da margem bruta.
A geração de caixa operacional no período foi de R$ 225,5 milhões, resultado da normalização dos estoques e do aumento das vendas. O caixa total ao final do trimestre atingiu R$ 825,6 milhões, alta de R$ 177,7 milhões em relação ao 1T25. O Capex do semestre somou R$ 59 milhões, em linha com o planejamento da companhia.
Reorganização estratégica fortalece governança e agilidade
Em julho, a Intelbras consolidou as áreas de marketing, canais e inteligência de mercado sob a nova Superintendência de Mercado e Jornada do Cliente, com foco na integração estratégica e na agilidade nas decisões. A expectativa é manter a trajetória de recuperação ao longo do segundo semestre, com atenção especial aos indicadores de retorno.
“A Intelbras concluiu a reorganização interna e se preparou para seguir seu plano estratégico com solidez. Priorizamos a recuperação do capital de giro, o equilíbrio entre rentabilidade e crescimento e a construção de um futuro mais integrado ao lado dos nossos parceiros e clientes”, finaliza Fernandez.













