O NatWest Group anunciou uma colaboração de cinco anos com a Amazon Web Services (AWS) e a Accenture para transformar seus serviços digitais e ampliar o uso de inteligência artificial em toda a operação. O objetivo é modernizar a infraestrutura de dados e tecnologia do banco e, ao mesmo tempo, oferecer experiências mais intuitivas, ágeis e personalizadas para seus 20 milhões de clientes.
A iniciativa combina a expertise da Accenture em consultoria e dados com a robustez da AWS em serviços de nuvem e IA. A estratégia busca criar uma abordagem mais proativa e personalizada no atendimento bancário, antecipando necessidades dos clientes com maior precisão.
“Esta colaboração com a Accenture e a AWS é fundamental para nos ajudar a avançar na transformação do NatWest, à medida que nos tornamos um banco mais simples, mais orientado para a tecnologia e os dados”, afirmou Paul Thwaite, CEO do NatWest Group.
Iniciativas alinhadas às prioridades estratégicas do banco
A parceria foi estruturada para atender às prioridades estratégicas do NatWest em três eixos principais: crescimento disciplinado, simplificação dos processos e gestão eficaz de riscos.
A nova abordagem permitirá uma visão holística dos clientes, com uso de ferramentas avançadas para análise de dados e insights personalizados. Isso inclui comunicação em tempo real e recomendações direcionadas, melhorando o relacionamento e o suporte oferecido pelo banco.
Processos mais simples e integrados
A colaboração vai acelerar a consolidação de dados em uma única plataforma digital, viabilizada por IA. Também estão previstas melhorias nos processos de integração e verificação digital, resultando em uma operação mais ágil e eficiente.
A qualidade dos dados será aprimorada para apoiar medidas de segurança e prevenção a fraudes. Isso inclui melhor gerenciamento de capital, além de relatórios financeiros e regulatórios mais rápidos e precisos.
Tecnologia para elevar o padrão do setor financeiro
Com a colaboração, o NatWest busca não apenas modernizar seus processos, mas estabelecer um novo padrão para a experiência bancária orientada por dados. A visão é tornar a IA uma aliada central na transformação da relação com os clientes.
“O NatWest tem uma visão ousada de usar o poder de seus dados para integrar perfeitamente seus produtos, canais e pontos de contato com os clientes”, destacou Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture. “Estamos entusiasmados com a parceria com o NatWest e a AWS […] que aumentará a eficiência, impulsionará uma maior produtividade e criará valor.”
“O NatWest está trabalhando com a AWS e a Accenture para reunir dados bancários para melhor atender os clientes”, complementou Matt Garman, CEO da AWS. “Sua plataforma habilitada para IA oferecerá a agilidade, segurança e confiabilidade necessárias para aprofundar o relacionamento com os clientes e impulsionar o crescimento.”





