O SEBRAE Nacional deu um passo decisivo para aprimorar sua governança e performance operacional ao implantar um novo modelo baseado em soluções da TOTVS. A iniciativa, que unifica a estrutura de gestão em todo o território nacional, foi reconhecida no Prêmio TOTVS Brasil que FAZ 2025 nas categorias “Prestadores de Serviços” e “Empresa do Ano”.
Com a centralização do ERP TOTVS Backoffice – Linha RM e a adoção do modelo “ERP como serviço”, o SEBRAE passou a integrar dados essenciais para a gestão orçamentária e o monitoramento estratégico de suas 27 unidades em todo o país.
“O projeto trouxe mais segurança, disponibilidade, produtividade e melhoria da gestão interna e do funcionamento organizacional do SEBRAE, garantindo uma performance otimizada e um atendimento de excelência para as 27 Unidades espalhadas pelo Brasil”, explicou Diego Almeida, CIO do SEBRAE.
TOTVS Cloud e TOTVS iPaaS potencializam operação
Entre as tecnologias adotadas, a TOTVS Cloud tem papel central. A nuvem proprietária da TOTVS foi responsável por eliminar gargalos de infraestrutura, garantir alta disponibilidade, melhorar o desempenho e oferecer suporte especializado.
Além disso, o projeto contou com o TOTVS iPaaS, sistema de integração que conecta o ERP da TOTVS a sistemas legados por meio de APIs, e com o TOTVS Fluig, que melhora a experiência do usuário e simplifica processos internos.
O resultado é uma estrutura de TI mais ágil, segura e preparada para atender as demandas das mais de 7 mil pessoas que trabalham nas unidades do SEBRAE espalhadas pelo Brasil.
Reconhecimento e parceria estratégica
A transformação digital conduzida pelo SEBRAE com apoio da TOTVS não só otimizou processos internos, como também se tornou referência no uso estratégico de tecnologia na gestão pública. Para a TOTVS, o sucesso do projeto reforça sua vocação para o setor de interesse público.
“Para a TOTVS, é uma honra apoiar uma instituição como o SEBRAE em um projeto dessa magnitude e impacto. A parceria reforça nossa vocação para entregar tecnologia de ponta com governança, confiabilidade e visão estratégica. Unificar a operação de 27 unidades com alta disponibilidade e atendimento especializado é uma conquista conjunta que demonstra o poder transformador do nosso portfólio quando alinhado a um cliente comprometido com a inovação e a excelência na gestão pública”, reforça Felipe Vespermann, diretor de Setor e Interesse Público da TOTVS.













