A Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil, implementou uma estratégia de otimização de catálogo de produtos em parceria com o Google e a agência Monks. O projeto teve como objetivo aumentar a performance no Google Shopping, melhorando a visibilidade das ofertas e gerando crescimento significativo nas métricas de campanha.
Com a iniciativa, a empresa registrou aumento de 11% nas impressões de produtos e 20% a mais de cliques em suas ofertas, números que refletem maior engajamento dos consumidores e fortalecimento da performance digital no varejo.
Diagnóstico e execução
A ação começou a partir de uma auditoria completa no Google Merchant Center, painel em que a Pague Menos gerencia suas ofertas no Google Shopping. Utilizando a ferramenta Feed.Monks, foram identificadas lacunas importantes no catálogo, como ausência de atributos essenciais, entre eles “Frete” e “Preço de Venda”.
A correção desses pontos possibilitou o uso de recursos mais avançados da plataforma, garantindo maior relevância na exibição dos produtos e contribuindo para a jornada de compra mais eficiente.
O olhar do Google
“O consumidor está cada vez mais exigente e pesquisa criteriosamente antes de tomar uma decisão. Para converter seu interesse em vendas, as marcas têm de investir em deixar claras todas as informações que podem influenciar neste processo, garantindo uma experiência mais completa e fluída, facilitando a jornada de compras”, avalia Nathália Camargo, Diretora de Negócios para Commerce no Google Brasil.
Segundo Priscila Braga, diretora de Digital da Pague Menos, a iniciativa representou um marco no relacionamento entre a companhia e seus clientes. “Ao otimizarmos nosso catálogo para atender melhor às necessidades do negócio e dos clientes, executamos estratégias mais avançadas e recursos do Google Merchant Center que antes não eram possíveis. O objetivo é oferecer uma experiência mais completa e satisfatória ao consumidor, gerando mais engajamento, além de fortalecer as métricas das nossas campanhas”, afirma.
O resultado, segundo a rede, comprova a importância da gestão eficiente de dados para o comércio digital. A melhoria no catálogo trouxe ganhos diretos em visibilidade, engajamento e vendas.





