A Netskope, líder em segurança e redes modernas, ampliou os recursos de inteligência artificial (IA) na plataforma Netskope One com o lançamento do Copilot para Acesso Privado e do servidor Model Context Protocol (MCP). O Copilot atua como assistente inteligente para otimizar a implementação de acesso universal à rede de zero trust (UZTNA), enquanto o MCP conecta diretamente modelos de linguagem grande (LLM) aos controles de política da plataforma, permitindo análises mais profundas e automação de fluxos de trabalho.
De acordo com o Netskope Threat Labs, a Shadow AI, que corresponde ao uso de aplicações de IA não autorizadas por funcionários, representa a maior parte da utilização de IA nas empresas atualmente. O fenômeno é impulsionado pela adoção rápida de aplicações de IA SaaS, plataformas de IA, implementações on-premises e agentes de IA personalizados, aumentando a necessidade de uma postura de segurança adaptável e confiável para garantir o uso seguro e produtivo dessas ferramentas.
Segurança de IA que conecta dados e decisões
Os novos recursos da Netskope permitem que usuários acessem aplicações de IA de forma segura e que os riscos relacionados à adoção e desenvolvimento de IA sejam gerenciados com precisão. A plataforma oferece análise detalhada de dados confidenciais inseridos em LLMs e avaliação de riscos baseada em modelos de IA, fornecendo decisões contextuais sobre seleção de aplicações e definição de políticas.
A arquitetura da Netskope One aplica os princípios de zero trust e potencializa o SkopeAI, conjunto de inovações proprietárias de IA da empresa, para otimizar o acesso, proteger dados, impedir ameaças e viabilizar conectividade segura para trabalho remoto.
Copilot para Acesso Privado simplifica ZTNA
O ZTNA tradicional enfrenta desafios com a complexidade das políticas, gerando regras de acesso amplas, políticas dispersas e aumento de riscos. O novo Netskope One Copilot for Private Access utiliza IA para automatizar a descoberta de aplicações, recomendar políticas granulares para novas aplicações e otimizar a configuração de segmentos e políticas existentes.
Essa solução vai além da mediação de acesso convencional, oferecendo aplicação contínua de políticas com reconhecimento de contexto, proteção nativa de dados e contra ameaças, monitoramento de desempenho e opções de acesso flexíveis. Com controles UZTNA completos, a Netskope facilita a substituição de produtos antigos e complexos de VPN e NAC.
O Netskope One Copilot para Acesso Privado já está disponível para clientes e integra-se a outros Copilots de IA da Netskope, como o Copilot para Cloud Confidence Index (CCI), com mais soluções de IA em desenvolvimento.
Saiba mais sobre o Netskope One Copilot para Acesso Privado no blog da Netskope.