Após formar 90 mil profissionais de startups nos últimos dois anos, a Amazon Web Services (AWS) e o Sebrae Startups anunciaram a terceira edição do seu programa de treinamento gratuito em computação em nuvem e inteligência artificial. Prevista para começar em 2026, a nova fase terá como foco as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e pretende capacitar mais 50 mil pessoas em todo o Brasil.
A iniciativa seguirá o modelo híbrido, com conteúdos sob demanda e a inclusão de webinars mensais, permitindo interação e aprofundamento dos temas. Além disso, os participantes terão acesso contínuo à plataforma e poderão contar com o suporte de um assistente de IA para evoluir na aprendizagem.
Histórico e impacto das edições anteriores
Na primeira edição, realizada em 2023, o programa superou a meta inicial ao capacitar 33 mil profissionais em Fundamentos da Nuvem AWS. Já a segunda etapa incluiu cursos de inteligência artificial para startups, novas trilhas de fundamentos de nuvem, um bootcamp dedicado ao Amazon Bedrock e preparação para a certificação IA Practitioner, voltada a validar conhecimentos em IA, machine learning e aplicações de IA generativa.
Cenário da adoção da IA no Brasil
O avanço do programa reflete a crescente demanda por profissionais especializados em inteligência artificial. Segundo o estudo “Generative AI Adoption Index”, divulgado em junho pela AWS em parceria com a Access Partnership, 93% das organizações brasileiras já exploram ferramentas de IA generativa e 89% realizam experimentos ativos. No entanto, 41% apontam a escassez de talentos como um dos maiores obstáculos para escalar iniciativas.
Outro levantamento, o estudo “Desbloqueando o Potencial da IA”, indica que 53% das startups brasileiras já utilizam IA em seus negócios e 31% desenvolvem novos produtos com base nessa tecnologia. Além disso, 78% acreditam que a inteligência artificial transformará seu setor nos próximos cinco anos.
“A IA generativa segue como uma das prioridades de investimento em 2025, mas o estudo mostra que o sucesso exige mais do que tecnologia, exige uma liderança forte, as competências certas e uma cultura orientada a dados”, afirmou Karina Lima, líder de Startups na AWS Brasil. “Além do apoio a nossos clientes na adoção da tecnologia, a AWS tem se concentrado em tornar o treinamento de habilidades de IA e nuvem mais acessível por meio de programas próprios e em colaboração com clientes e organizações que compartilham deste mesmo objetivo, como o Sebrae”.
Startup Summit 2025
Em paralelo à parceria, a AWS também participa do Startup Summit 2025, que será realizado de 27 a 29 de agosto em Florianópolis. O evento contará com a palestra de Werner Vogels, CTO da Amazon.com, reconhecido por sua contribuição na evolução da computação em nuvem e por incentivar negócios em estágio inicial a alcançarem escala global.





