A Cisco abriu as inscrições para a 11ª edição do CiberEducação Brasil, programa líder em capacitação em cibersegurança. Neste ano, além de oferecer 1.500 bolsas gratuitas de formação profissionalizante, a edição celebra o marco de 1 milhão de alunos formados pelo Cisco Networking Academy no país.
As inscrições são gratuitas, e os interessados devem concluir a primeira fase – a Maratona CiberEducação – até 21 de setembro. O programa é 100% online e dividido em três etapas: quem concluir a maratona estará apto a disputar as bolsas de estudo da fase seguinte. Já na etapa final, os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em oportunidades de estágio e emprego oferecidas pelo ecossistema de empresas parceiras da Cisco.
Inclusão e novas trilhas de aprendizado
Nesta edição, o programa traz o curso inédito “Gerenciamento de Ameaças Cibernéticas” e ampliará o reconhecimento às instituições parceiras que mais incentivarem a participação feminina, além das premiações tradicionais para academias e redes de ensino estaduais e nacionais.
Desde 2020, o CiberEducação já capacitou mais de 8 mil profissionais em cibersegurança. A necessidade de formação é urgente: a pesquisa Global Digital Trust Insights 2025, da PwC, mostra que 65% dos executivos de tecnologia no Brasil consideram o risco cibernético o principal a ser mitigado – contra 46% dos executivos de negócios. Outro estudo, da Deloitte, revela que 57% das empresas globais devem aumentar os investimentos em segurança digital nos próximos dois anos.
Formação para o futuro da segurança digital
“Essa é uma área muito promissora e que só tende a crescer nos próximos anos no Brasil e no mundo. A procura por profissionais qualificados em segurança digital tem sido um propulsor da nossa iniciativa, que já formou mais de 8 mil talentos em dez edições. A Cisco, em conjunto com nossos parceiros educacionais, está desenvolvendo a nova geração de profissionais para o setor de Segurança Cibernética do país”, afirma Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.
O CiberEducação faz parte da iniciativa Brasil Digital e Inclusivo, da Cisco, e já impactou mais de 280 mil brasileiros em todo o território nacional.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do programa.





