A HPE (NYSE: HPE) anunciou novidades em seu portfólio HPE Juniper Networking, expandindo a plataforma Mist baseada em IA nativa com foco em operações de rede autônomas. Entre os avanços estão IA agêntica para solução de problemas, maior visibilidade das ações autônomas, o Modelo Generalizado de Grande Experiência (LEM) e recursos de AIOps para data centers.
As novas capacidades reforçam a proposta da HPE GreenLake Intelligence, que implanta agentes especializados de IA para oferecer resolução de problemas em tempo real, otimização proativa e decisões mais inteligentes em redes, armazenamento e computação.
“As redes de hoje precisam ir além da conectividade, elas devem entender, adaptar e agir”, afirma Rami Rahim, vice-presidente executivo, presidente e diretor geral da HPE Networking. “Com esses novos recursos de gêmeo digital e IA agêntica no Juniper Mist, seguimos transformando a rede em um parceiro proativo da TI, capaz de resolver problemas antes que impactem os usuários. É um avanço importante rumo a operações verdadeiramente autônomas, ajudando nossos clientes a simplificar a complexidade, reduzir custos e entregar experiências digitais excepcionais em escala.”
IA agêntica em ação: mais automação e eficiência
Nos últimos dez anos, a HPE Juniper Networking vem liderando a transição para redes baseadas em nuvem e IA nativa, por meio do Marvis AI, que analisa dados de redes cabeadas, sem fio, WAN e data centers para criar fluxos automatizados. Agora, a plataforma incorpora novas funcionalidades:
- Capacidades conversacionais expandidas no Marvis AI, facilitando a resolução de problemas em tempo real com agentes autônomos colaborando em diferentes domínios.
- Ações autônomas ampliadas, permitindo correção automática de falhas como portas mal configuradas, problemas de capacidade e hardware fora de conformidade.
- Modelo LEM (Large Experience Model), que usa dados de aplicações como Zoom e Teams para prever falhas e otimizar desempenho antes mesmo do acesso dos usuários, com suporte de gêmeos digitais Marvis Minis.
- IA para data centers, com integração ao banco de dados de grafos do Apstra, oferecendo insights inteligentes e validação contínua de serviços.
Impacto no mercado de TI
Segundo a theCUBE Research, 93% das organizações reconhecem a importância das redes para o sucesso dos negócios. Para Bob Laliberte, analista principal da consultoria, os avanços em IA da HPE representam um salto no modelo de gestão:
“As redes estão mais distribuídas e complexas do que nunca, mas 93% das organizações reconhecem sua importância para o sucesso dos negócios. As equipes de operações precisam de ferramentas que acelerem a resolução de problemas, aumentem a eficiência e assegurem a experiência do usuário em escala. Há mais de uma década, a HPE Juniper Networking lidera o uso de IA em operações de rede, acelerando a jornada rumo a redes autônomas”, destaca. “Com os avanços recentes em IA agêntica e IA generativa, movidos pelo Marvis, a HPE entrega recursos realmente autônomos que possibilitam intervenções preditivas, permitindo que os times de TI resolvam problemas antes que os usuários percebam.”
Liderança em IA para redes
As inovações posicionam a HPE como referência em redes autônomas e AIOps, com soluções aplicáveis em empresas, provedores de nuvem e operadoras. Ao unir IA generativa, IA agêntica e gêmeos digitais, a companhia fortalece seu papel em transformar operações de TI de um modelo reativo para um modelo proativo, voltado a eficiência, confiabilidade e melhor experiência digital.





