A Sensormatic Solutions, portfólio global de soluções de varejo da Johnson Controls (NYSE: JCI), anunciou a implantação de sua tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) em 50 lojas da Decathlon no Brasil. A iniciativa fortaleceu o gerenciamento de estoque desde a cadeia de suprimentos até o ponto de venda, ao mesmo tempo em que elevou a experiência do consumidor e otimizou a operação das lojas.
Com a solução, o tempo de autoatendimento foi reduzido em até 50%, enquanto a visibilidade total do estoque garante que os produtos estejam disponíveis no lugar certo e na hora certa.
“Além de melhorar a eficiência operacional, a tecnologia RFID trouxe ganhos significativos na gestão de estoque. Houve um aumento de 3 pontos percentuais na acuracidade do inventário e um avanço de 38% na produtividade das contagens, em comparação com o mesmo período do ano passado. A rastreabilidade aprimorada dos produtos também se mostrou fundamental para garantir os rigorosos padrões de qualidade da empresa”, afirma Kaio Andrade, gerente regional de operações da Decathlon Brasil.
Resultados obtidos com a integração RFID
A Sensormatic Solutions desenvolveu uma arquitetura personalizada de RFID que incluiu testes iniciais, treinamento da equipe e instalação de leitores e tags nas lojas. O projeto foi iniciado nas unidades da avenida Paulista e do Tamboré, em São Paulo, antes de ser expandido para todo o país.
Entre os principais resultados alcançados estão:
- Redução de 50% no tempo de autoatendimento dos clientes;
- 100% de leitura instantânea e precisa dos produtos na cesta de autoatendimento;
- Aumento de 3 pontos percentuais na acuracidade do inventário;
- 38% de ganho de produtividade nas contagens de estoque.
Inovação voltada à experiência do cliente
A expertise da Sensormatic Solutions permitiu aprimorar as ferramentas de gestão de inventário da Decathlon, criando um ambiente de loja totalmente habilitado para RFID. O projeto está alinhado à estratégia da varejista de priorizar a experiência do consumidor e investir em inovação para otimizar suas operações.
“Temos orgulho de colaborar com varejistas como a Decathlon, que abraçam a inovação para impulsionar experiências de varejo de qualidade”, afirma Luiz Sanches, gerente-geral de varejo da Sensormatic Solutions no Brasil. “Ao desenvolver e implementar soluções impactantes habilitadas para RFID por meio de nossos serviços de consultoria, a Decathlon pode alavancar uma abordagem precisa e orientada por dados para fortalecer suas operações e estabelecer as bases para mais casos de uso, como provadores autônomos, projetados para criar momentos memoráveis para os clientes.”





