Fundada em 2020 pela união de 24 produtores rurais em Tangará da Serra, no Mato Grosso, a ALD Bioenergia consolidou-se como referência nacional na produção de etanol de milho e nutrição animal. Com práticas sustentáveis e baixas emissões de carbono, a empresa vem se destacando em um dos segmentos mais promissores do agronegócio brasileiro.
Para sustentar sua expansão e ampliar a eficiência operacional, a usina adotou, há um ano e meio, um ecossistema completo de soluções da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil. O projeto, inédito em usinas de etanol de milho com essa abrangência, fez da ALD Bioenergia finalista do Prêmio TOTVS 2025.
Digitalização de ponta a ponta
Com a tecnologia TOTVS, a usina conseguiu integrar processos de ponta a ponta, conectando operações industriais e administrativas.
“Conseguimos, de forma integrada, digitalizar grande parte dos processos da nossa empresa, aumentando o nível de compliance entre as áreas e trazendo mais segurança na apresentação dos resultados operacionais. O principal ganho foi a gestão inovadora do processamento de milho, que nos permite cruzar dados do processo produtivo com o impacto financeiro e, assim, direcionar assertivamente nosso time comercial”, destaca Marcel Aguiar, coordenador de TI da ALD Bioenergia. “Com as integrações, os dados são gerados de forma mais eficiente, as conferências tornaram-se mais simples e objetivas, e registramos ganhos significativos no tempo de execução das atividades.”
Soluções integradas e ganhos em eficiência
A chave da transformação foi a adoção do TOTVS Agro Bioenergia, que permitiu controlar todas as etapas da produção, do recebimento do milho até o produto final. O sistema integrou controle laboratorial e custos produtivos, criando um método de rastreabilidade e cálculo do custo de produção em tempo real.
A digitalização de checklists com o TOTVS Checklist também reduziu 15% dos custos de impressão no laboratório e na expedição. Já o TOTVS Backoffice – Linha Protheus passou a centralizar finanças, contabilidade, fiscal, compras e estoque, trazendo previsibilidade financeira, controle de suprimentos e abastecimento automático de estoque.
No RH, as soluções TOTVS otimizam a gestão de pessoas, enquanto o TOTVS Fluig e o TOTVS Analytics oferecem relatórios em tempo real e processos mais colaborativos, apoiando decisões estratégicas baseadas em dados.
Tecnologia como pilar de expansão
O movimento ocorre em um momento em que o Mato Grosso responde por 68% da produção nacional de etanol de milho na safra 2024/25, consolidando sua liderança no setor. Para a ALD Bioenergia, a tecnologia se torna essencial para acompanhar e liderar essa evolução.
“O case da ALD Bioenergia é um exemplo fantástico de como a tecnologia especializada pode transformar um setor tão estratégico como o agronegócio. Eles não apenas digitalizaram suas operações, mas criaram um modelo de gestão em tempo real que é referência para a produção de etanol de milho. Temos um orgulho imenso de fazer parte deste projeto inovador e de apoiar o crescimento de uma empresa que é protagonista na bioenergia do país”, afirma Jonkel Magalhães, diretor-executivo da TOTVS Centro Norte.





