A Sankhya, uma das principais empresas de tecnologia e gestão do Brasil, anunciou a aquisição majoritária da Lincros, empresa catarinense de soluções de logística com inteligência artificial. Esta é a 10ª aquisição da companhia e a segunda de 2025, após a compra da Flowbiz, startup de marketing digital, em maio.
A operação faz parte da estratégia da Sankhya de expandir e diversificar seu portfólio, com previsão de investir mais de R$ 200 milhões em M&As até 2026.
Desafio logístico no Brasil
Segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos no país representaram 18,4% do PIB em 2023, com transporte respondendo por 9,3%. Em 2024, os gastos superaram R$ 940 bilhões, um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
Com a integração da Lincros à Enterprise Intelligence Platform (EIP) da Sankhya, os clientes passam a contar com um orquestrador completo, capaz de reduzir gargalos, aumentar eficiência e acelerar a competitividade em cadeias complexas.
“O cenário logístico é um dos principais fatores que prejudicam a competitividade das empresas brasileiras no mercado global. Ao integrar um TMS robusto diretamente no ecossistema Sankhya, oferecemos uma solução efetiva para este desafio estrutural. Não estamos só adquirindo tecnologia, estamos reformulando como a gestão empresarial e logística se relacionam e ampliamos a capacidade de gerar valor em toda a cadeia de nossos clientes”, explica Felipe Calixto, CEO da Sankhya.
Sobre a Lincros
Fundada em 2013 em Blumenau (SC), a Lincros oferece soluções que abrangem contratação de transportadoras, gerenciamento de veículos e validação de fretes. A empresa atende 230 clientes, incluindo Bauducco, Stellantis, Kibon, Elgin, Midea, Hypera Pharma, Positivo, Bimbo, Panco, Camil e Red Bull, principalmente no eixo Rio-São Paulo e na região Sul.
“Esta união com a Sankhya aumenta nossa capacidade competitiva no mercado e expande nossas possibilidades de investimento em tecnologia. Agora podemos acelerar o desenvolvimento de nossas soluções de inteligência artificial para logística e ampliar nossa atuação em novos mercados”, afirma André Luiz Jacinto, CEO da Lincros.
Benefícios para clientes Sankhya e Lincros
Para os clientes da Lincros, a integração garante continuidade nos investimentos em tecnologia, maior capacidade de processamento de dados e otimização de operações de transporte com redução de custos. Para os clientes da Sankhya, o movimento adiciona um robusto sistema de gestão logística ao ecossistema existente, complementando o portfólio e melhorando o monitoramento em tempo real de toda a cadeia de transporte.
“Ao incorporar um sistema robusto de gestão logística à nossa plataforma, estamos redefinindo o potencial competitivo das empresas brasileiras e multiplicando a geração de valor em toda a cadeia produtiva. Esse movimento se soma ao nosso histórico consistente de sinergias comerciais, e agora a Lincros se tornará parte integral do nosso ecossistema de crescimento acelerado”, afirma André Britto, CFO da Sankhya.
Oportunidade para o setor
O investimento ocorre em um momento estratégico, considerando que 62,2% do transporte de mercadorias no Brasil é feito por rodovias, bem acima do padrão de países desenvolvidos. A otimização logística representa uma oportunidade significativa para ganho de competitividade no país.













